Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 31 de março de 2011

Anahp lançará manual de governança clínica

por Saúde Business Web

30/03/2011

Manual vai reunir princípios e diretrizes recomendados pela entidade sobre modelos de organização do corpo clínico

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) realizou na última quinta-feira (24) o "Seminário Convergências na Saúde - Organização do Corpo Clínico", que reuniu cerca de 70 gestores de instituições de saúde de todo o País, na sede da entidade, em São Paulo. Na ocasião, o superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e coordenador do "Projeto Organização do Corpo Clínico da Anahp", apresentou a iniciativa, em execução, do Manual de Governança Clínica da associação - previsto para ser lançado ainda neste ano.

O manual vai reunir princípios e diretrizes recomendados pela Anahp sobre modelos de organização do corpo clínico, de forma a incentivar a excelência na prática clínica, o uso racional de recursos e a integração com a equipe assistencial.

"Trata-se de uma iniciativa pioneira no mercado da saúde. Nossa expectativa é que este manual possa se tornar uma referência para o setor e para todos os hospitais do país, servindo como um guia de boas práticas em gestão médica e assistencial", explicou, em comunicado, Cendoroglo.

Durante o evento, foram abordados temas como princípios e diretrizes para organização do corpo clínico; as diferenças de atribuição entre Diretor Técnico e Diretor Clínico; o respeito à autonomia do médico e os atributos do profissional para exercer a posição de Diretor Médico; e a concessão de benefícios para os profissionais médicos.

Durante o seminário, o diretor clínico do Hospital Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro, Evandro Tinoco Mesquita, moderou um talk show sobre a avaliação de desempenho do corpo clínico e suas experiências no setor. Participaram: Dr. João Pantoja, Diretor Clínico da Rede D"Or (RJ); Dr. José Jair Arruda, Diretor Clínico do Hospital São Luiz (SP) e Dr. Sandro Chaves, Diretor Técnico do Hospital Mater Dei (MG).

"Há alguns anos, as origens dos problemas na saúde eram desconhecidas. Existia uma grande dificuldade em prognosticar a evolução de doenças. Os profissionais da saúde e as instituições hospitalares eram independentes e os diagnósticos e tratamento ficavam a critério de cada médico. Hoje, temos a precisão diagnóstica, previsibilidade da evolução de doenças, precisão terapêutica, diagnóstico e tratamento com base em protocolos detalhados e a responsabilidade passa a ser do médico e de outros profissionais da saúde", comentou Pantoja. "Avaliar o desempenho médico deve ser uma decisão de toda a administração", reforçou Dr. Evandro Tinoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário