Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de março de 2011

Audiência discute Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

por Saúde Business Web

29/03/2011

MP que cria empresa para apoiar prestação de serviços médico-hospitalares, laboratoriais e de ensino será discutida por Comissão

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza nesta terça-feira (29) audiência pública para discutir a Medida Provisória 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para apoiar a prestação de serviços médico-hospitalares, laboratoriais e de ensino e pesquisa nos hospitais universitários federais.

O debate foi proposto pelos deputados João Ananias (PCdoB-CE) e Amauri Teixeira (PT-BA). Segundo eles, trata-se de uma medida polêmica, que gerou demandas por parte dos trabalhadores da saúde e de alguns gestores dos hospitais universitários.

A oposição é contra a MP. Para o deputado Cesar Colnago (ES), vice-líder do PSDB, a criação de uma empresa pública é incompatível com a atual política de cortes orçamentários e de contenção de despesas do governo Dilma Rousseff para controlar a inflação.

Já o coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), defende a MP 520 e afirma que ela teve o caráter emergencial de evitar o caos nos hospitais universitários do País.

"Existem 30 mil funcionários públicos precarizados, em situação irregular, que trabalham nos hospitais universitários do Brasil inteiro. O Tribunal de Contas deu prazo até 31 de dezembro para os hospitais resolverem a situação irregular desses funcionários. E deu um xeque-mate: demissão em janeiro, se o problema não fosse resolvido. E o Ministério do Planejamento resolveu, como saída emergencial para evitar a demissão, criar essa empresa. E, no prazo de dois anos, deverá haver concurso".

Foram convidados para debater o tema:

- um representante do Ministério da Saúde;
- o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira;
- o coordenador-geral da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Rolando Rubens Malvásio Júnior;
- o diretor vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, João Rodrigues Filho.
A reunião será realizada às 14h30 no plenário 7.

* Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário