Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de março de 2011

Dilma lança programa de humanização para gestantes e bebês

A presidente Dilma Rousseff lançou nesta segunda-feira (28), em Belo Horizonte, o programa Rede Cegonha, que prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões até 2014 na humanização do atendimento a gestantes a bebês.

Natural da capital mineira, Dilma disse que "Belo Horizonte representa a segurança, a proteção, o carinho e o conforto que eu senti na minha infância. Quero isso para todos os brasileiros".

O Rede Cegonha é uma promessa de campanha de Dilma. A maior parte da verba (R$ 7 bilhões) será usada na construção e reforma de maternidades. Mas o programa prevê ainda investimentos em pré-natal, garantindo um mínimo de seis consultas para cada gestante; o transporte de grávidas carentes na hora do parto e atenção médica para as crianças até os dois anos de idade.

Dilma disse ainda que pesou na escolha por Belo Horizonte o fato de Minas Gerais ter apresentado muitos avanços na área da saúde. Ela cumprimentou o governador Antonio Anastasia (PSDB) pelo fato, mas não citou seu antecessor no cargo, o senador Aécio Neves (PSDB).

"Eu acredito que não é só Brasília que merece lançamentos (de programas), mas os 27 estados", afirmou ela. Na última semana, Dilma lançou em Manaus o Programa de Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama.

O cronograma do Rede Cegonha prioriza a região Nordeste, a Amazônia Legal e as regiões metropolitanas no início. São as regiões com maiores índices de mortalidade infantil e materna. Até 2014, a expectativa é que o programa esteja presente em todo o país.

O programa será coordenado pelo Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das verbas, e executado por Estados e municípios.

Hoje, a mortalidade materna brasileira é de 60 mortes para cada 100 mil nascimentos, de acordo com o governo federal. O objetivo é baixar essa taxa para um número entre 45 e 50 mortes. Já a mortalidade infantil é de 14,5 para cada mil nascimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário