Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de março de 2011

Reabilitação cardíaca do HCor tem dois novos serviços

por Saúde Business Web

29/03/2011

Reabilitação de obesos pré e pós-cirurgia bariátrica e o condicionamento físico supervisionado são as novidades

O programa de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor - que contempla uma ampla abordagem multidisciplinar conta com dois novos serviços: Reabilitação de obesos pré e pós-cirurgia bariátrica e o condicionamento físico supervisionado, direcionado a diversas especialidades.

A essência do serviço de reabilitação não visa apenas buscar o restabelecimento dos pacientes acometidos de eventos cardiovasculares, mas também reduzir as chances de um novo evento e também evitar que o primeiro evento possa acontecer.

Estudos de casos
Segundo a entidade, o acompanhamento dos pacientes possibilita a realização de pesquisas e estudos que são utilizados como parâmetros no desenvolvimento de novas técnicas e modelo de resultados obtidos. Atualmente, o serviço trabalha no estudo do treinamento respiratório em pacientes com importante disfunção cardíaca ou pulmonar, que vem demonstrando a significativa melhora na tolerância ao exercício e do padrão ventilatório dos pacientes com grande limitação da capacidade funcional. "Observamos a redução nítida do número de reinternações hospitalares desse grupo de pacientes com cardiopatia e ou pneumopatia grave", disse, em comunicado, o cardiologista responsável pelo programa de reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica do HCor, Carlos Alberto Hossri.

Outros dois estudos se destacam. Um deles demonstra a redução de arritmias cardíacas mensuradas pela telemetria multicanal de cardiopatas portadores de marcapassos com desfibriladores implantados (CDI), após as primeiras semanas das sessões de exercício no programa de reabilitação. O outro estuda a resposta do metabolismo oxidativo, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida, antes e após o treinamento físico, por meio do programa de reabilitação cardiopulmonar, com excelentes resultados preliminares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário