Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de abril de 2011

Aparelho que mede apneia detecta problema do coração durante o sono

Dispositivo consegue detectar alterações no coração e nos vasos sanguíneos

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que o oxímetro de pulso (aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue) ao ser ligado ao dedo do paciente, enquanto ele dorme, pode detectar alterações no coração e na função dos vasos sanguíneos.


O aparelho usado em pacientes com apneia do sono (paralisação da respiração enquanto dorme) mostrou ainda ser capaz de identificar pacientes com maior risco de ter doença cardiovascular.

O estudo piloto realizado com 148 pessoas mostrou que mais de 80% dos pacientes com alto risco cardiovascular receberam o diagnóstico ao usar o aparelho de medição simples. Os resultados foram publicados recentemente na revista Chest.

O método pode resultar na identificação mais rápida e fácil de pacientes com risco elevado de doença cardiovascular. Espera-se que ele também possa ser usado para avaliar os efeitos do tratamento para a doença cardiovascular, tais como perda de peso e exercícios que possam ajudar a evitar problemas, sugere Ludger Grote, professor adjunto do Centro de Sono e Distúrbios da Vigilância da Academia Sahlgrenska e consultor sênior da Sahlgrenska University Hospital.

- Agora a equipe está desenvolvendo protótipos para um dispositivo portátil que possa ser usado clinicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário