Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Caminhada pela saúde atrai milhares de pessoas em SP

Na manhã nublada deste domingo, cerca de 10 mil pessoas --segundo a Polícia Militar-- acordaram cedo para fazer uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deu início à caminhada do Agita Mundo, que saiu de uma rua atrás do Masp e seguiu até a Assembleia Legislativa.

"É muito importante a ginástica, o alongamento, a caminhada e o exercício físico. A melhor coisa para a saúde é mexer o corpo. No corpo humano, 70% é água e água parada estraga. Então, é muito importante esse hábito de se movimentar e de fazer boas caminhadas", disse o governador.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo do evento, que surgiu em São Paulo e que desde 2002 foi adotado pela Organização Mundial da Saúde como referência de promoção à saúde, é incentivar a população a fazer 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana.

"Estamos celebrando hoje um dia em benefício da atividade física e contra o sedentarismo. O sedentarismo mata, 3,2 milhões de pessoas em todo o planeta. E, antes de matar, é um inferno: deixa as pessoas diabéticas, hipertensas, com colesterol alto", disse Victor Matsuto, médico e coordenador do Agita Mundo.

Segundo ele, a atividade física diária ajuda a prevenir várias doenças, tais como a osteoporose, hipertensão, o infarto do miocárdio e, "principalmente, a falta de humor".

José Mário, de 45 anos, levou a família toda para participar da caminhada. Acompanhado por um dos filhos pequenos, a esposa, a cunhada e sobrinhas, ele disse que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde e também para aliviar a tensão do trabalho. "Geralmente à tarde eu ando um pouquinho, quando chego do serviço e isso me distrai. Tira um pouco da tensão do trabalho."

Bastante animado, Pedro Gomes, de 72 anos, apitava para agitar os amigos na concentração da caminhada. "Essa caminhada é muito boa. É bom para incentivar a 'velharada' a caminhar", disse ele, rindo, à Agência Brasil. Gomes é da cidade de São Miguel Paulista (SP) e participa do Agita Mundo há seis anos.

A pensionista Maria José Sena Rosa, que há dois dias completou 74 anos, disse que a caminhada é boa para a autoestima. Ela diz fazer alongamento, ginástica e academia. Perguntada sobre como se sente após fazer tantos exercícios durante a semana, ela responde: "Dez, dez, dez".

Nenhum comentário:

Postar um comentário