Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cientistas criam método para mapear complexidade do cérebro Scientists develop method to map the complexity of the brain

DA REUTERS

Cientistas anunciaram ter dado mais um passo para desenvolver um modelo computadorizado do cérebro ao encontrarem, pela primeira vez, uma maneira de mapear as conexões e as funções das células nervosas do cérebro ao mesmo tempo.

Num estudo no jornal "Nature" de domingo, pesquisadores do University College London descreveram a técnica, tendo como cobaia um camundongo, que combina informações sobre as funções dos neurônios e os detalhes das suas conexões.

O estudo é parte de uma área emergente da neurociência chamada "conectomia", que busca identificar as conexões cerebrais

Ao mapear essas conexões, os cientistas esperam entender como pensamentos e percepções são gerados, e como essas funções deixam de operar e resultam em doenças como Alzheimer, esquizofrenia e derrames.

"Estamos começando a desvendar a complexidade do cérebro", afirma Tom Mrsic-Flogel, que coordena o estudo.

"Quando compreendermos a função e a conectividade das células nervosas nas diferentes camadas do cérebro, podemos começar a desenvolver uma simulação computadorizada de como esse notável órgão funciona", acrescenta.

O cientistas, entretanto, disse que ainda levará muitos anos de trabalho científico e grande poder de processamento antes que isso possa ser feito de forma efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário