Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Em crise, plano de saúde Samcil é obrigado a transferir clientes

Empresa tem problemas financeiros e fechou seu maior hospital em SP

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deu prazo até sexta-feira (29) para que a operadora Samcil (Pró-Saúde Planos de Saúde) negocie sua carteira de clientes. A empresa enfrenta graves problemas financeiros e, no último mês, fechou a porta de seu principal hospital na Grande São Paulo. Estima-se que cerca de 90% da rede credenciada tenha cancelado o atendimento por falta de pagamento.

Os únicos hospitais da Samcil que ainda estão em funcionamento são o Hospital Vasco da Gama, no Brás, e o Hospital e Maternidade São Leopoldo, em Santo Amaro. No entanto, um funcionário do grupo que pediu para não ser identificado diz que essas unidades estão sendo esvaziadas desde o último fim de semana por falta de condições de funcionamento.

– Faltam equipamentos, alimentação e até antibióticos.

Ele afirmou ainda que os pacientes estão sendo encaminhados para hospitais públicos ou unidades credenciadas à operadora Serma Assistência Médica, que pertence à Samcil.

A reportagem esteve nesta terça-feira (26) no Hospital Vasco da Gama e verificou que pelo menos dois dos 11 andares do prédio já estão desativados. Na sala de espera do pronto-socorro, pacientes e familiares estavam descontentes com o atendimento. A despachante Margareth Bifulco diz que teve esperar três meses para conseguir uma consulta com ortopedista.

– Seria mais fácil se tivesse ido a um posto de saúde.

Ela afirma que, por mais de uma vez, passou por consulta e, quando retornou com os exames, descobriu que o médico tinha se descredenciado por falta de pagamento da operadora.

Em nota divulgada ontem, a ANS revela que, "desde janeiro, a Samcil está em regime especial de direção fiscal, sendo acompanhada por um profissional nomeado pela ANS em razão de ter apresentado graves problemas econômico-financeiros nos balancetes enviados à agência".

A ANS decidiu determinar a alienação total da carteira de beneficiários da Samcil. Se após o prazo de cinco dias não estiver concluída a negociação, a agência fará uma oferta pública, convocando operadoras interessadas em ofertar propostas de novos contratos aos beneficiários.

A reportagem tentou ontem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Samcil, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário