Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 3 de abril de 2011

Falta de vitamina D pode favorecer a síndrome metabólica

Pesquisadores vão investigar relação o nutriente e o surgimento do diabetes

A falta de vitamina D pode favorecer o surgimento de síndrome metabólica e diabetes em idosos. Isso é o que sugere um recente estudo divulgado nos Estados Unidos, durante o 92º Encontro Anual da Sociedade Americana de Endocrinologia.

Pesquisadores analisaram dados de 1.300 homens e mulheres com 65 anos ou mais, que tinham sido coletados em outros estudos, e verificaram haver falta de vitamina D em 48% do grupo.

Além disso, perto de 37% deles tinham síndrome metabólica, uma combinação de pressão alta, obesidade abdominal, colesterol anormal e alta taxa de açúcar no sangue.

Pessoas com o nível sanguíneo de vitamina D abaixo de 50 nmol/l, nível considerado abaixo do ideal, eram mais propensas a desenvolver a síndrome metabólica. O estudo foi realizado pela Universidade Medical Center, em Amsterdã, na Holanda.

De acordo com os pesquisadores, a falta de vitamina D estaria associada principalmente a dois fatores de risco para síndrome metabólica: baixo HDL, o bom colesterol, e alta na circunferência abdominal. Não houve diferença no risco entre homens e mulheres.

Para João Salles, membro do departamento de obesidade da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), o estudo reforça evidências já sugeridas em outros trabalhos. “A vitamina D tem ação sobre a proteína RBP4, que está ligada ao acúmulo de gordura abdominal”, explica.

A vitamina D é obtida a partir de alimentos como leite e derivados, fígado e peixes, mas a principal fonte é o banho de sol. Bastam 15 minutos de exposição solar diária, de preferência antes das 10h ou após 16h, para favorecer a absorção de vitamina D.

A vitamina promove a absorção de cálcio no organismo, importante para o desenvolvimento de ossos. Na falta dela, como já é sabido, há mais risco de osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário