Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Médico responsável por clínica de endoscopia em SC é indiciado

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou nesta terça-feira por suspeita de homicídio culposo (sem intenção de matar) o médico e dono da clínica onde três pacientes morreram após se submeterem a exames de endoscopia. O caso ocorreu em maio do ano passado, em Joaçaba (419 km de Florianópolis).

O gastroenterologista Denis Conci Braga, 32, também foi indiciado por suspeita de lesão corporal culposa. Além dos três pacientes que morreram na clínica outros quatro passaram mal após o exame.

Segundo o inquérito, as mortes foram provocadas pelo uso errado do anestésico dado aos pacientes. Um relatório elaborado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina no ano passado apontou que, na falta da versão em spray do anestésico, Braga teria diluído o anestésico lidocaína em água e dito aos pacientes que o ingerissem.

O procedimento não era indicado pela bula do medicamento e contrariava as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proíbem a ingestão do anestésico.

Segundo a Polícia Civil, o inquérito segue agora para o Poder Judiciário e em seguida para o Ministério Público, que pode denunciar o médico.

Denis Braga chegou a ser preso após a morte das duas primeiras pacientes, que morreram logo após os exames. Ele pagou fiança de R$ 2.500 e foi solto no mesmo dia. Uma adolescente de 15 anos que também foi submetida ao exame foi internada em estado grave e morreu duas semanas depois.

À época, a Prefeitura de Joaçaba e a Polícia Civil afirmaram que a clínica de Braga tinha apenas alvará para funcionar como consultório e não poderia realizar os exames de endoscopia.

O advogado de Braga, Germano Adolfo Bess, não foi localizado para comentar o caso. No ano passado, ele havia dito que seu cliente afirmou que adotou o procedimento correto e que já havia realizado centenas de endoscopias anteriormente sem nenhum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário