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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Operadoras contestam argumento dos médicos

por Saúde Business Web

06/04/2011

Veja resposta da FenaSaúde em relação aos problemas apontados pelos médicos na relação com os planos de saúde

Boa parte das operadoras do Brasil são afiliadas da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e, por meio dela, tem se manifestado em relação aos problemas apontados pela categoria médica na relação com os planos de saúde. Nesta próxima quinta-feira (07), os médicos do Brasil que atendem à saúde suplementar vão parar suas atividades. Em resposta ao movimento, veja o parecer da FenaSaúde.

"A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), entidade que congrega 15 grupos de operadoras de planos de saúde, informa que o reajuste médio do valor das consultas médicas praticado por afiliadas da Federação entre 2002 e 2010 variou entre 83,33% e 116,30%.

Os índices são significativamente superiores à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) no mesmo período, que foi de 56,68% - colocando as empresas afiliadas à FenaSaúde entre as que pagam os maiores valores de consultas e honorários aos médicos que optaram por integrar suas redes credenciadas e/ou referenciadas. Estes valores são reajustados anualmente nas datas-bases acordadas nos contratos em vigor.

A satisfação dos beneficiários de planos de saúde com os serviços prestados foi atestada em pesquisa inédita do Datafolha/IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) concluída em março. O levantamento revela que 80% dos beneficiários avaliam positivamente os serviços prestados, e que 95% tiveram as solicitações para realização de procedimentos médicos autorizadas nos últimos doze meses. O levantamento, realizado em oito grandes regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Manaus) mostra também que 70% dos beneficiários que tiveram as solicitações de autorização de procedimentos negadas compreenderam as razões da negativa. Figuram entre essas razões cumprimentos de períodos de carência previstos em contrato e ausência de cobertura quando se trata de contrato anterior à Lei 9656.

O alto índice de satisfação apontado pela pesquisa demonstra que o setor de saúde suplementar atende os beneficiários com qualidade e eficiência.

A FenaSaúde informa ainda que suas associadas buscam constantemente aperfeiçoar o relacionamento com os médicos e que, nesse momento, encontra-se sob negociação um modelo de remuneração apresentado recentemente num fórum promovido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)".

Veja a pesquisa Datafolha/IESS que avalia atuação dos planos de saúde na íntegra:http://www.iess.org.br/PesquisaDatafolhaIESS.pdf

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