Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de abril de 2011

Remédio só com o pediatra Remedy only to the pediatrician

Nunca é demais lembrar: dar remédios sem consultar o pediatra faz mal a saúde. Pior, dependendo da situação pode até agravar um sintoma simples de ser curado.
It is worth remembering: give medicines without consulting your pediatrician does harm health. Worse, depending on the situation may even worsen a single symptom to be cured.

Atenção!

Sintomas semelhantes não significam a mesma doença. Portanto, não repita uma antiga receita do pediatra, sem consultá-lo de novo. Dependendo do caso, pode até agravar a situação.
Esqueça aquelas gotinhas mágicas que funcionaram tão bem com seu filho mais velho. Cada criança tem uma maneira própria de reagir aos medicamentos.
Somente o médico pode aumentar ou diminuir dosagens, encurtar ou alongar tratamentos. Siga sempre a sua orientação, mesmo quando não corresponder totalmente ao que diz a bula do remédio.
Ao guardar os medicamentos, todo o cuidado para não trocar as embalagens. Antes de usá-los, observe se estão rigorosamente dentro do prazo de validade.

Efeitos colaterais

Dos descongestionantes para o nariz aos antibióticos, qualquer medicamento, quando tomado indevidamente, pode causar sérios danos à saúde. Muito cuidado, portanto, para não correr riscos.

Antitérmicos
São as estrelas da prescrição caseira e se dividem em quatro grupos distintos. No primeiro, estão as pirazolonas, entre elas as dipironas, que em doses elevadas, levam à anemia. Depois, vem as aspirinas. Tomadas em excesso, irritam a mucosa gástrica, podendo provocar sangramento digestivo. Os medicamentos à base de paracetamol são mais fracos, mas nem por isso mais inofensivos. Por último, o grupo dos ibuprofenos, com resultados melhores que o paracetamol e sem os inconvenientes da dipirona. Mesmo assim, precisam de indicação médica.


Antibióticos

As dosagens erradas, a interrupção antes do final do tratamento e o uso desnecessário destas substâncias tornam as bactérias resistentes ao seu efeito, prejudicando o resultado. Em doses excessivas, causam vômitos e diarréia.

Xaropes
São indicados nas chamadas tosses secas, causadas por alergia ou irritação na garganta. Mas quando há secreção, fazem efeito negativo, impedindo a eliminação do catarro e das impurezas acumuladas nos brônquios.

Soluções nasais
Estão entre as principais causas de intoxicação por medicamentos em bebês até dois anos. Agem contraindo os vasos das narinas para desobstruir as vias respiratórias. Em doses exageradas, porém, afetam a pressão arterial e provocam taquicardia e arritmias.

Vitaminas
A tendência de achar que o filho não se alimenta direito, que não cresce e é o mais magrinho da família, leva os pais a enchê-lo de vitaminas. O resultado pode ser desastroso. A superdosagem de vitamina A provoca vômitos, simulando um quadro de meningite; no caso da D leva à falta de apetite chegando à anorexia; já o excesso da E altera todo o metabolismo das enzimas.

O que fazer para não errar

Nas emergências – Em primeiro lugar, mantenha a calma. E tente localizar o pediatra o mais rápido possível. Neste meio tempo, avalie a gravidade do sintoma, para começar a combatê-lo.
Em caso de febre – Sendo alta, dê somente o antitérmico que a criança está acostumada a tomar. Abaixo de 38º, tente contornar com banhos mornos e compressas frias.
Diarréia ou vômito – Use o soro caseiro ou o soro hidratante, vendido nas farmácias. E não interrompa a alimentação, especialmente se o bebê é amamentado ao peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário