Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Saúde terá nota oficial de qualidade de 0 a 10 Health will have a statement of quality from 00 to 10 in Brazil

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira a proposta para a criação de um indicador de qualidade de saúde, que dará uma nota de 0 a 10 para o acesso e o atendimento em Estados e municípios.

Haverá também um indicador nacional, que valerá para o país todo.

Antes de ser implantado, o projeto ficará disponível no site da pasta (www.saude.gov.br) e poderá receber sugestões de especialistas e do público em geral.

A ideia é que a nota seja calculada com base em diversos indicadores, como mortalidade infantil e materna, realização de mamografias, proporção de partos por cesariana, mortes por AVC (acidente vascular cerebral), população atendida pelo Programa Saúde da Família, número de consultas especializadas, entre outros.

O objetivo da medida é permitir um acompanhamento mais de perto da população e facilitar a intervenção onde há problemas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu também que os melhores Estados e municípios sejam premiados.

De acordo com ele, a forma como isso será feito ainda está sendo estudada. Quem tiver uma nota ruim, segundo ele, não será punido, mas terá que se comprometer com melhorias antes de receber recursos federais.

A iniciativa segue exemplo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que desde 2007 dá uma nota de 0 a 10 para cada escola, cidade, Estado e para o país como um todo.

Fonte: folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário