Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sindicato alerta para surto de superbactéria em Alagoas Union warns of superbug outbreak in Alagoas

Maceió - O Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) denuncia em seu site a situação de risco em quem se encontram os servidores que trabalham no Hospital Universitário (HU). Uma contaminação pela superbactéria Acinetobacter já fez, pelo menos, 18 vítimas na unidade. Oito pacientes morreram.

"Os técnicos do HU exercem suas funções em situação precária e sem os equipamentos necessários para se proteger de possíveis contaminações", alertou um dos coordenadores do Sintufal, Samuel Correia. "É evidente a negligência da direção do HU diante do grave quadro de contaminação pela superbactéria. A administração do hospital tenta a todo custo esconder da sociedade a realidade, enquanto o número de infectados só faz aumentar", acrescenta.

Segundo o sindicalista, pelo menos cinco das vítimas da superbactéria chegaram ao HU já contaminadas. "Elas vieram de outras unidades hospitalares já infectadas, tornando evidente que a superbactéria Acinetobacter está presente em vários hospitais alagoanos, tanto da rede pública como na rede privada", alerta.

O diretor técnico do HU, Alberto Fontan, pediu que o governo do Estado se empenhasse na luta contra a proliferação da superbactéria Acinetobacter. Mas ele descartou a possibilidade de um surto. O diretor também nega que funcionários do HU tenham sido infectados e disse que vai solicitar que à Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) que inspecione os hospitais da rede privada de Maceió para apurar a denúncia do sindicato.

A Sesau informou que vai criar uma Central de Informações para prevenir e administrar ocorrências de superbactéria na rede. "A central irá funcionar todos os dias, no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e estará interligada à Vigilância Sanitária Estadual, visando adotar medidas que possam solucionar eventuais surtos", diz a assessoria da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário