Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comer tarde da noite provoca aumento de peso

Há anos, existe um debate sobre a ligação entre comer tarde da noite e o ganho de peso. Mas, embora muitos especialistas em dieta suspeitem dessa ligação, ela não foi comprovada em estudos.


Grande parte da pesquisa sobre o assunto foi realizada com animais e com resultados mistos. Um estudo de primatas realizado em 2005 na Universidade de Saúde e Ciências de Oregon descobriu que refeições feitas tarde da noite não causam ganho de peso e, se a refeição for às 10h ou às 22h, o valor calórico será o mesmo.

No entanto, um estudo realizado com homens e mulheres adultos, publicado em abril no jornal "Obesity", reforça a argumentação de que comer tarde afeta muito a cintura.

No estudo, os pesquisadores acompanharam os padrões de dormir e comer de 52 pessoas por sete dias. Cerca de metade dessas pessoas dormia tarde, sendo o ponto médio de seus ciclos de sono às 5h30 ou mais tarde. Os demais dormiam normalmente, sendo seus pontos médios de sono antes das 5h30.

No final do estudo, os cientes descobriram que as pessoas que dormiam tarde tinham índices de massa corporal mais altos, normalmente consumiam mais calorias no jantar e comiam menos frutas e vegetais.

Elas também dormiam menos horas, hábito geralmente vinculado ao ganho de peso. No entanto, mesmo depois de se ajustar a essas e outras variáveis, os cientistas descobriram que comer após as 20h está associado ao índice de massa corporal mais alto, sugerindo que as calorias ingeridas à noite, por algum motivo, são mais prejudiciais ao seu peso.

Em resumo, estudos recentes sugerem que comer à noite pode, de fato, causar mais ganho de peso, embora o motivo não seja claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário