Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Composto orgânico encontrado no próprio corpo ajuda a afinar a cintura, diz estudo

Da Redação
Um estudo realizado na Universidade do Estado da Luisiana, Estados Unidos, no Departamento de Ecologia Humana, e publicado no periódico Diabetes, Obesity and Metabolism mostrou que a Xantina - um composto orgânico encontrado em diversos tecidos do corpo humano - pode promover uma redução média da circunferência da cintura em até 11 cm.

Nutricionistas afirmam que a medida da circunferência da cintura, associada ao IMC (índice de massa corporal), é usada para identificar risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Em mulheres a circunferência da cintura deve ser menor que 80 cm e em homens deve ser menor que 95 cm. Medidas maiores podem indicar a predisposição de uma série de doenças associadas ao sobrepeso.

Teste americano

Os pesquisadores avaliaram 50 voluntários, incluindo homens e mulheres, que estavam acima de seu peso ideal. Vinte e cinco voluntários aplicaram na região da cintura e barriga um creme contendo 0,5% de xantina, duas vezes ao dia, durante 12 semanas. Já os outros 25 voluntários não aplicaram o creme. Todos os voluntários, por estarem acima de seu peso ideal, também foram orientados a se alimentar com uma dieta de 1.200 Kcal e a fazer caminhada.

A redução média da circunferência da cintura foi de 11 centímetros no grupo que recebeu o creme de xantina, seis centímetros a mais do que o grupo que não recebeu o creme. E como ocorreu uma redução de peso em todos os voluntários, pois eles estavam fazendo uma dieta de 1.200 kcal, significa que o creme de xantina mais que dobrou os efeitos de redução da cintura.

O estudo também mostra que o creme é cosmeticamente seguro. “Amostras de sangue obtidas dos voluntários foram avaliadas e a xantina não chegou à corrente sanguínea os pacientes, mostrando sua segurança para uso tópico”, explica o professor de Cosmetologia e Diretor da Ipupo Consult, consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro, Maurício Pupo.

Modo de usar: O creme com xantina deve ser aplicado duas vezes ao dia na região da barriga e cintura e em outras áreas que também possuam gordura localizada, como coxas, quadril e região glútea. O produto deve ser usado sempre após o banho ou uma boa esfoliação da pele.

Resultados: Os resultados podem ser vistos após 12 semanas, ocorrendo redução do acúmulo de gordura localizada e ajudando a melhorar o aspecto da pele (reduz a aparência de ‘casca de laranja’ provocada pelo acúmulo de gordura).

Onde encontrar: Nas melhores farmácias de manipulação. Uma embalagem de 120 g do creme de xantina (aminofilina) a 0,5%, que é suficiente para um mês de aplicação. Preço médio do produto: R$ 50,00. Vale lembrar que todo medicamento deve ser prescrito por um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário