Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cuidado com o colesterol

O colesterol alto é uma das principais causas dos ataques cardíacos. Substância semelhante a gordura, nosso corpo precisa do colesterol para formar hormônios e vitamina D, mas em nível elevado ele provocam acúmulo de gorduras nas artérias o obstrução dos vasos sanguíneos.

O Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou recentemente que cerca de 20% da população apresenta colesterol elevado e se encontra em risco de desenvolver doenças coronarianas. No Brasil o incide atinge de 12% a 15% da população, aproximadamente 22 milhões de pessoas.

O grande perigo está nas lipoproteínas de baixa densidade (o LDLs), que acumulam depósitos de placas com o colesterol que carregam, impedindo o fluxo sangüíneo. Já as lipoproteínas de alta densidade (ou HDLs) são consideradas o tipo bom de colesterol porque ajudam a remover o excesso da substância gordurosa do nosso corpo. Por isso, quanto colesterol HDL, melhor.

Para manter as taxas de colesterol em dia coma muitas frutas, vegetais, legumes, aveia e peixe. A prática regular de atividade física também ajuda a reduzir o colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário