Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de maio de 2011

Cultura da empresa reflete no ambiente de trabalho

Em empresas mais descontraídas, liberdade de colocar objetos na mesa é maior

Além da missão, valores e regras, as empresas também se diferenciam no próprio ambiente de trabalho. Algumas são mais clássicas, e cada funcionário tem sua própria mesa. Outras, como a companhia de tecnologia Cisco, incentivam que seus profissionais trabalhem de onde quiserem, sem a necessidade de estarem fisicamente em um determinado lugar.

“Temos uma cultura de virtualização. Por isso, temos no escritório diversas baias e o funcionário senta em diferentes lugares todos os dias. Cada um tem o seu ramal e pode conectá-lo em qualquer mesa, inclusive no próprio computador”, conta Rose Mary Morano, diretora de recursos humanos da Cisco.

Segundo ela, à medida que a empresa melhora as ferramentas para que o funcionário possa trabalhar de qualquer lugar, diminui a necessidade de ter uma mesa para cada profissional. “Dependendo da atividade dele naquele dia, ele se conecta na sala que se adapte melhor – fechada ou aberta”, explica Rose Mary.

Para o profissional, a grande vantagem em ambientes como esse é a flexibilidade, não só do lugar em que vai trabalhar, mas também o horário. “É um benefício para o funcionário e para a empresa, que fica com uma rotatividade muito menor”, analisa Rose Mary.

Mas nem todas as empresas são como essa e, muitas vezes, é importante que o profissional tenha um lugar fixo. O único cuidado deve ser com os limites do que colocar na mesa de trabalho. Em algumas organizações, nas quais o ambiente é mais descontraído, é normal ter diversos adereços que deixam a mesa com a “cara” do funcionário. Entretanto, quando o local é mais conservador, os especialistas recomendam mais cuidado na escolha dos objetos.

Moacyr Schittino, coordenador de qualidade e serviços da empresa de recursos humanos Adecco, o bom senso deve sempre ser levado em consideração na hora de colocar objetos na mesa de trabalho. “Embora não exista nenhuma regra, alguns cuidados devem ser tomados, já que é inevitável que haja uma comparação entre o estado da mesa e o perfil do profissional.”

Por isso, Schittino aconselha que o profissional preste atenção no excesso de adereços, bichos de pelúcia, adesivos colados aos equipamentos da empresa e fotos pessoais. Esses objetos podem causar uma impressão de que o funcionário é desorganizado e imaturo.

A forma como a pessoa personaliza ou cuida da sua mesa de trabalho, muitas vezes, é relacionada com a sua postura e perfil profissional. “Em ambientes nos quais a criação é fator importante no trabalho, como agências de publicidade, há uma maior abertura para ousar”, afirma Schittino. Mesmo assim, é fundamental ter bom senso e respeitar o ambiente da empresa como um todo.

Modelo de uma mesa de trabalho na empresa de recursos humanos Adecco

Segundo Schittino, no mundo corporativo, é melhor que o profissional seja vinculado às suas ações e não dê espaço para más interpretações. Em alguns casos, o tipo de objeto, sua disposição, tamanho ou quantidade em que se encontra na mesa de trabalho, pode gerar uma comparação com a pessoa. “Bichos de pelúcia podem remeter a imaturidade. Excesso de objetos pode ter ligação com falta de organização, bom senso e postura profissional”, analisa Schittino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário