Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Droga contra câncer de tireoide está em falta no Brasil

Está em falta no Brasil, desde fevereiro, um medicamento usado no tratamento do câncer de tireoide. Chamado Thyrogen (ou TSH recombinante), o remédio é produzido pelo laboratório americano Genzyme. A empresa informou, em nota, que houve mudança no local de envase da droga nos EUA, o que alterou o prazo de entrega. Segundo comunicado, novos lotes do remédio devem estar disponíveis a partir de julho no Brasil.


Não existe remédio similar no mercado. A droga é usada em hospitais particulares e não é fornecida em larga escala no sistema público.

Para casos urgentes, a Genzyme afirmou que pode auxiliar na importação direta, com rótulo e bula em inglês.

O Thyrogen não atua diretamente no combate ao câncer, mas melhora a qualidade de vida durante o tratamento e reduz os riscos da terapia com radiação.

A injeção permite que os pacientes não interrompam a reposição de hormônios da tireoide, evitando sintomas como cansaço, ganho de peso, depressão e perda de concentração e memória.

A interrupção do hormônio é feita por cerca de um mês para preparar o organismo para o tratamento, à base de iodo radioativo.

O remédio também reduz o impacto da radioatividade sobre órgãos como útero, ovários e medula, segundo Guilherme Rossi, médico do Hospital Santa Paula.

Enquanto a venda não se regulariza, tratamentos de menor urgência estão sendo adiados, segundo oncologista Luiz Paulo Kowalski, do Hospital A.C. Camargo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que vai notificar a Genzyme para que preste esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário