Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Em busca de novos modelos de pagamento hospitalar

Existe há tempos um consenso entre os profissionais e especialistas da área, que o atual modelo de remuneração hospitalar pelas operadoras de planos de saúde está esgotado.

Este modelo é baseado no conceito de “remuneração por procedimento”, onde os preços dos serviços hospitalares geralmente estão dissociados dos custos de sua prestação, além do que este modelo promoveu uma contenção dos valores das diárias e de diversas taxas de serviços hospitalares. Ao mesmo tempo, houve aumento significativo das despesas com insumos (materiais, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais - OPME), onde está concentrada a principal parcela das margens dos hospitais, o que também gera um estímulo à super utilização/cobrança destes insumos.

Não obstante, ainda não estava estabelecido um consenso sobre qual seria o sistema ideal para substituir o vigente.A ANS – Agência Nacional de Saúde – criou, no início de 2010, um Grupo de Trabalho sobre a remuneração de hospitais, formado por representantes de entidades hospitalares e de operadoras de planos de saúde e tem como objetivo definir um novo modelo para a sistemática de remuneração dos hospitais que atuam na saúde suplementar.

O objetivo deste Grupo de Trabalho é o de desenvolver novas sistemáticas que remunerem os hospitais adequadamente pelos serviços prestados, tornando esses a sua fonte de receita primária.

continue lendo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário