Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de maio de 2011

Ervas para atletas

Muitos atletas fisioculturistas dos anos 90 sofreram os efeitos secundários causados pelo uso excessivo de esteróides anabolizantes. Muitos desenvolveram doenças cardiovasculares precocemente e faleceram e vários tiveram problemas hepáticos e renais. Mesmo assim estes anabolizantes ainda são usados pelos jovens na busca de um corpo perfeito. Não dá para comparar os efeitos desses esteróides com o das ervas, mas aqui vão algumas dicas de como algumas ervas podem ajudar o atleta treinado.

Ginseng

As ervas, ao longo da história, sempre foram usadas pelos atletas para aumentar a preformance física, mas só recentemente seus usos têm sido estudados. Os efeitos mais marcantes estão relacionados com um aumento na capacidade de trabalho e resistência aos exercícios, além de muitas melhorarem os reflexos e o estado de alerta. A maioria são adaptogenicas e ergogenicas, como cafeína, guarana(Paulinia cupana) chá verde( Camellia sinensis), todos os ginseng (siberiano, chines, coreano, americano) Mahuang, mais conhecida como Efedra chinesa, Yoimbina, Ashwagandha , todas estimulam o sistema nervoso central, aumentam a resistencia ao exercício, a atividade mental e são termogenicas, queimam gorduras.

Ioimbina

O problema é que na ansia de aumentar a resistência e reduzir a gordura do corpo muitos atletas usam suplementos que combinam ervas com efedrina, como o Mahuang, com outras ervas que contêm alcalóides estimulantes, como cafeína, yoimbina e chá verde. Os efeitos são os esperados: palpitação, aumento da frequencia cardíaca, dor de cabeça, ansiedade, nervosismo, hipertensão e muitas vezes arritmia cardíaca. Mesmo sendo ervas, os alcalóides estão presentes e, se forem atletas de competição, eles têm que saber que esses alcalóides podem ser detectados num teste de urina. Recentemente em outra erva, Sida cordifolia foi encontrado também a presença de efedrina, mas ainda não se sabe se ele pode ser detectado na urina.

As ervas anabólicas são poucas e seus efeitos mais marcantes são nos músculos. Elas promovem mais força, recuperação e hipertrofia muscular. Acredita-se que, por conterem esteróis, ecdisterona e saponinas esteroidais, o efeito seja semelhante ao da testosterona no organismo. As mais estudadas são Avena sativa (aveia selvagem), Salsaparrilha, Muira puama, Saw palmeto, Tribulus terrestris e Urtica dioica. As adaptogenicas, Ashwagandha e os vários tipos de ginseng, por aumentarem a capacidade de trabalho muscular e os receptores esteróides androgenicos, podem também ser consideradas anabólicas, mas o efeito não é esteroidal.

Salsaparrilha

Em resumo, eu recomendo que as pessoas não treinadas, especialmente os muito jovens e os acima de 40 anos, embarquem num programa sério treinamento e exercícios físicos regulares , em vez de usarem indiscriminadamente as ervas e os anabolizantes para obterem um efeito anabólico mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário