Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo apoia projeto para banir cigarro em locais fechados em todo o país

Ministro da Saúde disse todos os projetos de restrição do fumo têm apoio do governo

O governo federal apoia a vai trabalhar na articulação no Congresso para aprovar o Projeto de Lei Suplementar (PLS 315/08), que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país. A proibição do fumo em locais fechados já acontece em alguns locais como São Paulo, Recife e Porto Alegre, por meio de legislação municipal ou estadual.

A defesa do projeto foi feita nesta terça-feira (31) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento da programação do Dia Mundial sem Tabaco.

- O ministério da Saúde tem parecer positivo sobre esse projeto, e apoia todas as medidas, inclusive regulatórias, que estejam dentro da lei, que façam com que você restrinja o hábito de fumar. Um exemplo dessas mudanças é você impedir de fumar nos espaços fechados. O Ministério da Saúde já apóia esse projeto e trabalha junto com senadores e deputados para aprová-lo.

O ministro lembrou que foi positiva a proibição do fumo em ambientes de trabalho fechados e disse que o governo também apoia os projetos para restrição do fumo em ambientes de trabalho abertos.

- Há projetos apresentados no Congresso que pensam em como agir com o hábito de fumar em espaços de trabalho que são abertos. Foi positivo restringir o hábito de fumar nos ambientes de trabalho. Isso ajudou a reduzir o hábito de fumar na nossa população. Mas e quem trabalha fora de espaços fechados? Na construção civil, na limpeza pública, no comércio público, na rua?

Preocupação

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o hábito de fumar caiu pela metade entre os homens brasileiros de 1989 até agora. Mas o fumo entre as mulheres não teve a mesma queda. Elas, portanto, são um dos focos de preocupação do governo no combate ao tabagismo.

- O hábito de fumar se reduziu pela metade entre os homens, mas ainda se mantém estável entre as mulheres, apesar de as mulheres ainda fumarem menos que os homens. Além disso, nos preocupa muito fato de que entre as pessoas que têm menos de oito anos de escolaridade, 18% tenham o hábito de fumar, acima da média nacional que é 15%. Quem tem mais de 12 anos de escolaridade cerca de 10% fumam, ou seja, abaixo da média nacional.

Com isso, as ações do Ministério da Saúde devem de concentrar nas mulheres, e nos homens e mulheres com escolaridade de menos de oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário