Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Governo diz que Brasil criará “Swat da Saúde”

Ministro da Saúde afirmou que SUS atuará em situações de catástrofe

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (10) que o Brasil vai criar uma “Swat da Saúde”, com uma equipe de profissionais treinada para agir em situações de catástrofe.

De acordo com Padilha, a equipe, que terá moldes semelhantes aos da Força Nacional de Segurança, ligada ao Ministério da Justiça, será criada para atuar na Copa de 2014, mas continuará disponível para a população após o evento esportivo.

- Vamos formar a Swat da Saúde, uma força nacional do SUS [Sistema Único de Saúde]. Teremos nacionalmente uma equipe bastante preparada para situações de tragédias, catástrofes e enchentes, com treinamento permanente.

Padilha destacou que as ações que o ministério realizará para preparar o Brasil para 2014 – focadas nas áreas de atendimento de urgência e emergência e vigilância epidemiológica – não se extinguirão após o fim da Copa.

- Como diz o presidente Lula, além de grande responsabilidade a Copa é uma grande oportunidade. No campo da saúde estamos enxergando da mesma maneira. É uma grande oportunidade do sistema de saúde para se preparar cada vez mais, não só pra eventos como este, mas ao organizar eventos, deixar legado para o conjunto da população.

O ministro informou, ainda, entre as ações, que dará atenção especial a 64 principais destinos turísticos do Brasil, mas não deu mais detalhes.

O anúncio foi feito hoje em um evento ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva, no qual foi inaugurada uma parceria entre as duas pastas chamada de Câmara Temática da Saúde, visando a Copa de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário