Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 7 de maio de 2011

HC: cirurgia neurológica terá transmissão via satélite

por Saúde Business Web

06/05/2011

Procedimento será realizado no I Congresso Brasileiro de Medicina Neurológica (COMIN) e utilizará porcos como pacientes

A equipe do neurointensivista e coordenador da UTI do HC da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Antônio Falcão, realizará um procedimento cirúrgico em porcos durante o I Congresso Brasileiro de Medicina Neurológica (COMIN), que será realizado de 12 a 14 de maio em São Paulo.

De acordo com a instituição, será utilizado o modelo de lesão cerebral em suínos da linhagem Large White, com oito a dez semanas de idade e peso aproximado de 25 quilos. Vale lembrar que o projeto foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UNICAMP.(CEUA/UNICAMP).

A vídeo conferencia será realizada no dia 12 e vai ser transmitida em tempo real do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE) da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, para São Paulo, com a orientação de Falcão e do neurointensivista Marcelo Magalhães."

Para a UNICAMP, esse tipo de aula prática é fundamental para o aprendizado dos intensivistas que participarão do COMIN.. E, será um espaço de debate e esclarecimento de técnicas modernas em neurologia.

Também participarão do curso os professores e neurointensivistas: Marcos Stávale, Antonio Capone Neto, Fabio Santana, Edson Shu. Cássio Peluso, Ricardo Turon, Darwin Prado e Pedro Kurts.

O evento reunirá aproximadamente 500 intensivistas que discutirão sobre os avanços e novas técnicas utilizadas no neurointensivosmo no Brasil e no mundo. Para isso a grade científica contemplará 30 renomados profissionais do país e pesquisadores da América do Norte, América Latina e Espanha. O vice-presidente da NCS, Gene Sung, de Los Angeles, lidera a lista de convidados internacionais, que contará também com: Kiwon Lee, de Nova York; Corina Puppo, do Uruguai; Walter Videtta, da Argentina; e Juan Sahuquillo da Espanha.

Segundo o Comitê de Medicina Intensiva Neurológica da AMIB, esta será a oportunidade dos intensivistas trocarem experiências na área e desenvolver os estudos e atuações locais. E ressaltou que a organização trabalhou para que o I-COMIN seja um sucesso científico. A união entre AMIB e Neurocritical Care Society (NCS) permitiu a participação de grandes pesquisadores.

As inscrições para o I Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Neurológica (I-COMIN) podem ser efetuadas pelo site da AMIB .

Nenhum comentário:

Postar um comentário