Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Homem pede amputação de mão para colocar membro biônico no lugar

Jovem perdeu os movimentos do braço após acidente de moto


Milo, de 26 anos, tomou uma decisão que pouca gente teria coragem de assumir: decidiu amputar sua própria mão para colocar um membro biônico. As informações são da rede britânica BBC.

O jovem nasceu na Sérvia, mas mora na Áustria desde a infância. Ele sofreu um acidente de moto em 2001 que o deixou com ferimentos graves, principalmente nas pernas e nos ombros.

A lesão na perna melhorou, mas os ferimentos no ombro paralisaram o seu braço direito. O cirurgião Oskar Aszmann, do Hospital Geral de Viena, transplantou tecidos nervosos para o membro e conseguiu recuperar os movimentos dos braços. A mão, no entanto, continuou paralisada.

O médico tentou um novo procedimento para recuperar a mão do rapaz, com o transplante de músculos e nervos do antebraço. Mas a nova tentativa também não deu certo.

Apesar disso, essa nova cirurgia conseguiu ao menos recuperar os sinais elétricos vindos do cérebro para o antebraço. São esses estímulos que agora serão utilizados para implantar a mão biônica no rapaz.

Diante desses resultados, o jovem foi perguntado se aceitaria amputar voluntariamente a mão.

Milo decidiu aceitar a amputação após usar uma mão híbrida paralela ao membro sem função. Com isso, ele viveu a experiência de controlar a prótese.

Milo disse à BBC que a operação vai mudar a sua vida.

- Há dez anos eu vivo com essa mão, e ela não vai melhorar. Por isso, o único caminho é cortá-la fora e colocar um novo membro.

A mão biônica consegue se fechar e agarrar objetos. Dois sensores instalados sobre a pele, bem em cima dos nervos do antebraço, captam os sinais enviados pelo cérebro. Assim, o paciente controla a mão usando os mesmos sinais que usaria para a mão real. Já o punho da prótese pode ser girado manualmente pelo paciente com sua outra mão.

Essa é a segunda cirurgia do tipo realizada pelo médico. A implantação da mão biônica em Milo será realizada nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário