Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mulheres que se esquecem da pílula têm 8% de chances de engravidar

Jornal da Band

A pílula é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres para evitar a gravidez. Mas a maioria das mulheres admite que esquece de tomar o anticoncepcional de vez em quando. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) esquecer de tomar o comprimido aumenta a possibilidade de uma gestação indesejada de 0,3 para 8 %. E entre 65 e 80% das mulheres esquecem pelo menos uma vez por mês.

O médico Marcelo Matias explica que o risco de gravidez aumenta o risco do momento do ciclo em que ocorre o esquecimento. “A pílula mais perigosa de ser esquecida é a primeira, porque algumas meninas já vão ter ovulado e no momento que ela vai iniciar a cartela tardiamente e aí ela já pode estar gravida quando começar a tomar a nova cartela e pode já ser ineficaz o anticoncepcional", diz.

Se a mulher esqueceu de tomar uma pílula, a recomendação é tomar duas ao mesmo tempo. Se esqueceu duas, deve tomá-las assim que lembrar e usar camisinha ou não ter relações sexuais até tomar o comprimido por sete dias consecutivos. A dica para não esquecer é ingerir a pílula sempre no mesmo horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário