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segunda-feira, 2 de maio de 2011

O que é a gestão estratégica? What is strategic management?

Há uma grande diferença entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico. O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Já a Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um Diagnóstico Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados. Dentro do Diagnóstico Estratégico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portifólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros.

Em seguida é realizada uma verificação sobre a Prontidão Estratégica, ou seja, o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro, as ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais “janelas” estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar de forma positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento de equipe, que venham de encontro com a Missão, Visão e Valores da empresa, etc.

Posteriormente inicia-se o processo de seleção das prioridades em função da gravidade dos problemas encontrados dentro da organização e assim é estabelecida uma seqüência lógica para a implementação das ações, com foco nos mais importantes em primeiro plano. Tal ação é conhecida como Direcionamento Estratégico, ou seja, é o momento que se define o direcionamento que a instituição precisa seguir para sobreviver ou se sobressair em determinado cenário.

Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão de futuro, uma empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve então, manter a Vigilância Estratégica, ou seja, deve observar, acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas da organização.

Enfim, para uma empresa atuar com uma Gestão Estratégica precisa apurar todos seus processos e sua real situação e desenvolver ações corretivas constantes, focando seus objetivos e metas e desenvolvendo suas estratégias de forma a manter sua sobrevivência, crescimento e diferenciação competitiva.

Wagner Campos é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Logística.


There's a difference between Strategic Management and Strategic Planning. The Strategic Planning is a management process that relates to the formulation of goals for the selection of action programs and their implementation, taking into account the internal and external to the company and its expected evolution. Strategic Management is already a way to add new elements of reflection and action systematically and continuously in order to assess the situation, develop projects for strategic changes and to monitor and manage the implementation steps. As the name implies, is a way of managing an entire organization, focusing on strategic actions in all areas.

Within the strategic management there are several steps. Initially we conducted a Strategic Diagnostics, which are conducted surveys of current situations of the company, trying to assess the existence and adequacy of existing strategies within the institution, and if they are offering the expected results. Within the Strategic Diagnostics, are able to collect information as the company's competitiveness, the product portfolio, stock changes, vulnerability to threats existing amount of strategic resources available and future projects.

Then a check is performed on the Strategic Readiness, ie the availability and involvement of company management about the future, the actions taken by senior management to resolve any "windows" strategic attention to changes that may affect the way positive or negative, institutional barriers, statutory, cultural, existence of perfect internal communication, the existence of a system of recognition of staff, who come from a meeting with the Mission, Vision and Values ​​of the company, etc..

Thereafter begins the process of selection of priorities depending on the seriousness of the problems encountered within the organization and thus a logical sequence is established for the implementation of actions, focusing on the most important in the foreground. This action is known as the Strategic Directions, that is, the moment that sets the direction that the institution must follow to survive or excel in a given scenario.

As the concept of strategy is directly related to future vision, a company must have their eyes on the future. You should then keep the Strategic Surveillance, ie must observe, monitor, question, search the horizon in time, space, looking for possible risks and opportunities that may require timely, early action and response strategies or countermeasures organization .

Anyway, for a company to work with a Strategic Management needs to establish all its processes and its real situation and develop corrective actions listed, focusing on your goals and objectives and developing strategies to maintain their survival, growth and competitive differentiation.

Wagner Campos is a Specialist in Marketing and Sales Motivational Speaker and Leadership. He is Professor of Marketing and Sales MBA, MBA in Personnel Management and an MBA in Logistics.

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