Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Registro de genéricos cresce 73% no Brasil

Anvisa está dando prioridade para esse tipo de medicamento

Desde o início do ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a dar prioridade à análise e ao registro de medicamentos genéricos em relação aos de marca. Como consequência, no primeiro trimestre foram aprovados 73% mais genéricos em comparação com o ano passado.

A determinação do presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, já teve impacto: as vendas dos genéricos - que possuem ação idêntica ao remédio original - cresceram 32% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Pró-Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos), foram comercializadas 123,7 milhões de unidades de genéricos nos três primeiros meses do ano.

Barbano diz que "o Estado olha para o interesse público, e a entrada dessas drogas no mercado tem um impacto direto na redução de 35% do preço".

Com o crescimento das vendas, esse tipo de medicamento passou a representar 25% do mercado no país.

Para Odnir Finotti, presidente da Pró-Genéricos, o bom desempenho dos genéricos no mercado reflete o reconhecimento da população às medidas do Ministério da Saúde e da Anvisa. De acordo com Finotti, o fato de o governo federal entregar drogas para hipertensão e diabete nas farmácias populares de graça também ajudou a aumentar as vendas.

– Os medicamentos desse programa são genéricos. E têm o impacto do comodismo. As pessoas vão buscar o remédio de graça e acabam comprando outros que precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário