Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de maio de 2011

Rússia proíbe importação de verduras espanholas e alemãs por bactéria achada em pepinos

A Rússia proibiu as importações de verduras espanholas e alemãs e poderá ampliar esta medida a toda a União Europeia. A restrição ocorre devido a pepinos espanhóis supostamente contaminados por uma bactéria à qual foram atribuídas 12 mortes na Alemanha, anunciou nesta segunda-feira o chefe do serviço de saúde russo.

Bióloga disseca um pepino no escritório de segurança alimentar de Rostock, Alemanha

"Demos uma ordem à autoridade alfandegária para que proíba" as importações, declarou Guenadi Onichshenko, chefe do serviço de saúde, citado pela agência Interfax. "Se a situação não mudar, vamos proibir toda a produção europeia de verduras", acrescentou.

Uma mulher de 87 anos morreu no sábado, vítima de graves problemas renais provocadas pela bactéria E.coli enterohemorrágica (Eceh), anunciaram as autoridades de Rostock, na Alemanha, elevando para 12 o número de mortes atribuídas à Eceh ou a suspeitas.

Em reação a esses fatos, a Espanha indicou nesta segunda-feira por meio de sua ministra da Agricultura, Rosa Aguilar, que pedirá "uma resposta" da União Europeia pelos danos provocados pela suspeita lançada sobre os pepinos espanhóis.

"Isso está danificando a imagem da Espanha, está danificando o setor produtor espanhol e o governo espanhol não está disposto a permitir esta situação", declarou a ministra em uma entrevista coletiva à imprensa.

"Solicitaremos logicamente à União Europeia uma resposta pelas perdas e danos, e pediremos também que a Alemanha assuma a responsabilidade a respeito" acrescentou.

As autoridades alemãs buscam a origem exata da contaminação, que pode ser encontrada em pepinos produzidos na Espanha, mas também durante a cadeia de distribuição. Vários países europeus ressaltaram casos suspeitos de contaminação pela Eceh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário