Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de maio de 2011

Saiba como manter sua pele hidratada

Da Redação

Após longo período de exposição ao sol, a pele perde elementos essenciais que a deixam sem água e sem brilho. Por esta razão, agora é a hora de recuperá-la e preparar-se para o próximo inverno.

Quem nunca ouviu falar que é importante beber dois litros de água por dia para repor o que perdemos diariamente através das funções fisiológicas e do suor? Ao contrário do que muita gente pensa, contudo, não é só a falta de água que desidrata a pele, mas, também os sais minerais que são perdidos com ela. Sem sais minerais, o rim não consegue reter a água dentro do corpo, o que provoca a desidratação da pele e dos cabelos, além de outras consequências.

O farmacêutico Mauricio Gaspari Pupo lembra que é muito importante evitar o banho excessivo. “Brasileiro tem péssimo costume de tomar banho todos os dias, cada vez que a pessoa vai para debaixo da água quente, retira a proteção gordurosa da sua pele, perdendo sais minerais” Além do banho diário, o especialista alerta para alguns cuidados. “O banho precisa ser rápido, com água morna e nunca se esquecer de usar sabonete neutro”.

Para aqueles que estão acostumados a usar creme hidratante, Mauricio diz que não é errado, mas é preciso fazer a escolha certa. “Os melhores cremes para manter a pele hidratada são aqueles com manteiga de cacau, manga, cupuaçu, entre outros.”

“Evite os cremes esfoliantes, eles removem as células mortas, mas por outro lado remove a também a proteção da pele. Use no máximo uma vez por semana”, diz.

Inovações

A Farmacêutica Mika Yamaguchi alerta que o processo de perda de sais mineirais é intensificado durante as altas temperaturas, pois há o aumento da transpiração. Deste modo, é imprescindível a sua reposição e manutenção. A ingestão de bastante água e o consumo de alimentos saudáveis são os meios mais conhecidos, porém, em alguns casos, pode demorar mais para restabelecer a beleza da pele e a barreira cutânea.

Por esta razão, a medicina e estética e a cosmetologia também buscam inovações para colaborar nessa tarefa. A empresa brasileira Biotec Dermocosméticos, especializada em ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos trouxe da França o Oligomix.

Trata-se da associação de oligoelementos de sais minerais (cobre, zinco, magnésio e manganês). “Esses elementos associados em um único ativo possuem ação antiestresse e antifadiga da pele, protegendo-a contra os radicais livres e inflamação causados pelo sol. Por isso, quando inserido em cremes como hidratantes, anti-aging, antiacne, limpeza facial, dentre outros, o Oligomix pode devolver à pele os componentes perdidos durante a transpiração e também ser um ótimo coadjuvante para os tratamentos estéticos realizados na clínica”, explica.

Redação: Márcia Garbin

Nenhum comentário:

Postar um comentário