Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de junho de 2011

AM: Governo anuncia inauguração de dois hospitais

O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou que vai inaugurar nos próximos meses mais dois hospitais no interior do Estado, um em Pauini e outro em Silves. O anúncio foi feito, neste domingo (12), durante inauguração do Hospital Regional Vó Mundoca, em Borba (a 150 quilômetros de Manaus). A unidade funcionará com 40 leitos para internação nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Para construir e equipar a unidade, foram investidos cerca de R$ 9,2 milhões. As informações são do site D24am

De acordo com a publicação, o novo hospital de Borba, que passa a ser referência para atendimento da população das áreas urbana e rural da cidade e dos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré, terá o reforço de 80 novos servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos. Atualmente, há 220 servidores trabalhando na unidade.

E ressalta que o importante é o atendimento humanizado das pessoas, é ter equipe e pessoal capacitado. E é isso que é almejado para as unidades de saúde do interior, para que possam ter resolutividade.

Além disso, o município de Borba terá a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral, a implantação do projeto Jovem Cidadão e mais investimentos para o serviço de recuperação de ruas, que já está em andamento.

De acordo com a secretaria de saúde o novo hospital possibilita a realização de várias cirurgias ao mesmo tempo, além de ser referência no atendimento de urgência e emergência de média complexidade, nos serviços para o público materno-infantil e em exames de diagnóstico.

Construído em uma área de 3 mil metros quadrados, a nova estrutura substitui o antigo hospital da cidade, que, funcionava há cerca de 40 anos em uma estrutura importada da Inglaterra, modelo à época utilizado para hospitais de campanha.

Para a secretaria, o novo hospital atende às diretrizes de Humanização adotadas pelo Governo do Amazonas nas unidades hospitalares da capital e do interior do Estado. Conta com jardim de inverno, TVs em todas as enfermarias e recepções, cores diversificadas por ambiente, painéis e brinquedoteca.

Com quatro blocos, o hospital oferece ambientes distintos para o funcionamento da área de Urgência e Emergência, Administração, Cirurgia e Obstetrícia e Internação. Dos 40 leitos disponíveis – dez a mais do que o antigo hospital – dez serão para clínica médica, dez para clínica cirúrgica, oito para pediatria, dois de isolamento e dez de alojamento conjunto para mães e recém-nascidos. Além disso, serão oferecidos seis leitos de observação para adultos e crianças, dois para crianças prematuras (UCNI) e um de observação pré-natal.

Na área de atendimento materno-infantil, o novo hospital tem duas salas de cirurgia para o parto cesáreo e uma sala para o parto normal e conta com sala de recuperação anestésica e pré-parto.

Para exames de diagnóstico, a unidade foi equipada para oferecer ultrassonografia, eletrocardiograma, laboratório e raio X.

Também tem na sua estrutura uma unidade transfusional, sala para o teste do pezinho, sala de gesso ortopédico, ambiente para inalação, lavanderia, esterilização e consultórios médicos, de enfermagem e de psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário