Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 4 de junho de 2011

Bactéria E.Coli: Espanha exige indenização da Alemanha

A Espanha vai pedir um "ressarcimento dos danos" causados pelo "erro clamoroso" alemão de associar produtos espanhóis à epidemia causada pela bactéria E.Coli, que deixou 18 mortos na Europa, anunciou nesta sexta-feira o chefe do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. Não há "um mínimo sinal" de que produtos espanhóis tenham relação com a epidemia causada pela bactéria, segundo testes feitos na Espanha, afirmou Zapatero.

Há hipótese de que alimentos sejam os transmissores da bactéria
"Ficou claro com as análises da Agência Espanhola de Segurança Alimentar que não há a mínima suspeita de que a origem desta infecção tão grave venha de um produto espanhol", insistiu nesta quinta-feira o chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero em entrevista à rádio e TV públicas espanhola.

As autoridades de Hamburgo (norte da Alemanha) foram as primeiras a lançar suspeitas de que a origem das bactérias seriam dos pepinos importados da Espanha.

"Vamos exigir (...) reparação dos prejuízos", afirmou a ministra da Agricultura espanhola, Rosa Aguilar.

A conselheira (ministra regional) de agricultura da região de Andaluzia (sul), origem dos pepinos que inicialmente foram apontados como possível origem da bactéria, garante que "só no setor, desde que começou a crise até agora, já registramos uma perda no valor de 75 milhões de euros".

"O dano produzido é grande, é um prejuízo grave, mas vamos nos empenhar para repará-lo", advertiu Zapateiro acrescentando que gostaria que a Comissão Europeia reagisse de maneira "mais clara" e que adotasse regras mais eficientes na questão das fronteiras da União Europeia.

Depois de mencionar "um erro clamoroso das autoridades alemãs", Zapatero disse que "o governo federal alemão deve saber que tem a responsabilidade global ante outros Estados na Europa."

"Vamos pedir explicações muito contundentes e desde já vamos exigir as reparações necessárias" pelos danos causados, acrescentou.

Na tarde de quinta-feira, Zapatero falou por telefone com a chanceler da Alemanha, Angela Merkerl, que "lamentou os prejuízos causados aos produtores espanhóis" e "prometeu que a Alemanha vai considerar fórmulas no marco europeu de indenizar os agricultores afetados", segundo um comunicado do governo espanhol.

Os produtores de frutas e verduras espanhóis, maiores exportadores da Europa, registraram nos últimos dias uma queda nas vendas devido ao medo que se espalhou pela Europa sobre seus produtos.

A Federação espanhola de produtores-exportadores de frutas e verduras avaliou as perdas em "aproximadamente 200 milhões de Euros (US$ 280 milhões) por semana".

A epidemia que começou na Alemanha espalhou-se pela Europa causando 18 óbitos até agora. Já foram registrados mais de 2 mil casos de contaminação. São centenas de novos casos só na Alemanha.

Já há registros de casos em quase toda a Europa, principalmente na Holanda, e até nos Estados Unidos. Os doentes aparentemente estiveram na Alemanha ou tiveram alguma relação com o país.

Os primeiros sete casos de bactéria E.coli (ECEH) foram anunciados pelo Reino Unido.

Três infectados são britânicos que viajaram recentemente para a Alemanha e os outros quatro são cidadãos alemães.

"A Comissão Européia tinha decretado alerta sanitário contra os pepinos procedentes de Almería (sul da Espanha) na última quinta-feira", após a denúncia falsa das autoridades alemãs, anunciou na quarta-feira o ministério da Saúde da Espanha em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário