Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de junho de 2011

Canal Livre discutiu problemas cardíacos e obesidade nas crianças

O programa Canal Livre, da Band, deste domingo teve como tema central a saúde infantil. Em um primeiro bloco, o professor titular de cirurgia cardíaca pediátrica do Incor (Hospital do Coração da Universidade de São Paulo), Miguel Barbero Marcial, destacou o avanço da medicina para salvar bebês e crianças da maioria das doenças.

Para o médico, a formação médica e os diagnósticos melhoraram muito no Brasil, o que reflete na baixa mortalidade cirúrgica nos hospitais que operam crianças com problemas cardíacos. No caso de pacientes com cardiopatias que precisam de transplantes, a situação é mais complicada, porque são poucos os doadores disponíveis.

“O paciente fica na UTI esperando o transplante. Ele vai piorando com o tempo; aumentamos as drogas, colocamos auxílio de respirador artificial, até que ele falece à nossa vista, na frente dos pais, sem que possamos fazer nada”, disse Marcial.

O maior problema, para o cardiologista, continua sendo a falta de estrutura e recursos financeiros. Ele, que é argentino, se disse orgulhoso dos avanços econômicos que o Brasil tem conseguido nos últimos anos, mas enfatizou que a saúde pública continua tendo um orçamento baixíssimo.

Obesidade infantil

O segundo bloco do programa foi dedicado a um problema que vem aumentando bastante e preocupando os médicos, a obesidade infantil. Anthony Wong, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, disse que além da propensão genética, a questão é mais um problema cultural, já que muitas mães, mesmo com todas as informações disponíveis, acham que dobrinhas e gordurinhas de bebês significam boa saúde.

A falta de preparo dos pais para lidar com a educação nutricional dos filhos durante o crescimento acaba tendo como consequência crianças obesas, que correm riscos de ter colesterol alto, diabetes e hipertensão.



acesse o site e assista as outras 3 partes do programa:
http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=100000440121

Nenhum comentário:

Postar um comentário