Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Combinação de remédios é eficaz no tratamento do câncer de mama

Uma combinação de três medicamentos se transformou em uma esperança para as pacientes com câncer de mama que têm metástase. Ela pode proporcionar uma taxa de resposta ao tratamento superior a 70% e uma sobrevivência livre da progressão do tumor acima dos 14 meses.



Miguel Martín, chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Gregorio Marañón de Madri e presidente do Geicam (Grupo Espanhol de Pesquisa em Câncer de Mama), coordenou um estudo internacional que apresentou na reunião da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica).

Trata-se da combinação de dois biológicos --o tratamento padrão Trastuzumab e o antiangiogênico Bevacizumab-- com a quimioterapia oral Capecitabina.

Apesar de na fase pré-clínica ter sido comprovado que os três juntos conseguiam resultados melhores que agindo separadamente, isso não havia sido confirmado em pacientes.

Para o trabalho foram recrutadas 88 pacientes com câncer de mama avançado, com o objetivo de determinar a eficácia e a segurança do tratamento triplo.

"A realidade está nos demonstrando que é preciso combinar biológicos com citotóxicos se quisermos obter a máxima eficácia", disse.

Ele ressaltou que foi acrescentada a capecitabina, que tem "um bom perfil de segurança".

O câncer de mama HER2 positivo, no qual se centrou o estudo, se caracteriza pela presença de quantidades elevadas desta proteína na superfície das células tumorais e afeta de 20% a 25% das mulheres com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário