Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Conheça os benefícios da drenagem linfática para gestantes

As mudanças do corpo estão entre as principais preocupações das gestantes. Entre as alterações emocionais, o sentimento de insegurança e a baixa estima são as de maior frequência em mães que acabaram de ter seus filhos. Isso se deve às mudanças na imagem corporal pelas quais elas passam durante e após a gestação. Para garantir bem estar durante e depois da gravidez, muitas recorrem à drenagem linfática.


De acordo com a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, durante a gestação há um aumento na produção hormonal responsável por algumas modificações musculares e no funcionamento do corpo feminino. “Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio, o que causa a retenção hídrica. Para se ter uma ideia, as futuras mamães podem reter em seu corpo um volume de água até oito litros acima do normal”, explica Tatiana.

As consequências da retenção de líquido são sentidas no corpo, pois provoca a sensação de inchaço, indisposição e também ganho de peso. A drenagem ajuda a reduzir essa sensação. Um exemplo muito comentado foi o da cantora Claudia Leitte, adepta da técnica, que se apresentou em forma no Carnaval baiano poucas semanas após o nascimento do filho Davi.

Drenagem linfática para gestantes

A drenagem linfática é realizada para melhorar a retenção hídrica, retirando o excesso de líquido novamente para os vasos venosos e linfáticos, auxiliando, dessa forma, na eliminação de toxinas retidas nos tecidos. A técnica consiste em movimentos muito suaves que empurram lentamente esse líquido novamente para os vasos, para que seja posteriormente eliminado. Esse tipo de massagem é muito utilizado no pré e pós-parto, prevenindo transtornos circulatórios.

“O tratamento proporciona bem estar físico e emocional, pois os resultados favorecem a autoestima, proporcionando uma gestação saudável e feliz. No pós-parto, a massagem ajuda a reduzir mais rapidamente o líquido retido durante a gestação, contribuindo para a recuperação plena da saúde física e estética”, completa Tatiana.

Benefícios para gestantes e no pós-parto:

• Estimula a circulação, reduzindo a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez
• Ajuda na lactação e na melhoria da sensibilidade das mamas, preparando-as para a amamentação
• Previne e combate varizes, câimbras e a sensação de pernas cansadas
• Combate celulite e estrias
• Alivia tensão e redução dores musculares
• Aumenta a sensação de relaxamento e ajuda no combater ao estresse
• Proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo, pois elimina toxinas e estimula a produção de linfócitos pelos gânglios linfáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário