Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Crianças representam 40% das internações por queimaduras em SP. Cuidados simples evitam acidentes

É importante manter os pequenos longe da cozinha e evitar as bocas da frente do fogão

Crianças devem ficar longe da cozinha

Cuidados simples em casa podem evitar queimaduras em crianças, que são as principais vítimas desse tipo de acidente.

De acordo com um estudo divulgado nesta semana pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), 40% das 3.188 internações por queimaduras registradas pela instituição no ano passado foram de crianças menores de nove anos – considerando também os adolescentes até 19 anos, a porcentagem de internações chegou a 52%.

Na maioria dos casos, revela o estudo, os ferimentos foram resultado de combustão, escaldo e contato. Acidentes que poderiam ser facilmente evitados, segundo afirmam especialistas. O presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras de São Paulo, Luiz Philipe Molina Vana, diz que “a quantidade de queimaduras evitáveis é muito alta”.

– A prevenção é possível e deveria ser uma prática comum em casa.

Segundo ele - que chefia o ambulatório de queimados do Hospital das Clínicas - ações simples, como manter as crianças longe da cozinha e evitar usar as bocas da frente do fogão, podem salvar vidas.

Na opinião de Ana Beatriz Bontorin, coordenadora de projetos da ONG Criança Segura, entidade que faz campanhas de conscientização sobre segurança doméstica, os pais devem manter atitudes preventivas.

– É importante conversar, explicar os perigos do fogo e manter qualquer substância inflamável longe do alcance de crianças

Os casos de internações analisados pelo Hospital das Clínicas apresentaram queimaduras, em média, em 13% do corpo, o que corresponde à área de dois braços inteiros. Queimaduras consideradas graves são aquelas que atingem mais de 60% do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário