Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de junho de 2011

EUA adotam imagens chocantes em maços de cigarro

Fotos estão presentes nas embalagens brasileiras desde 2001


Uma medida adotada pelo Brasil em 2001 vai ser realidade nos Estados Unidos a partir do ano que vem. O governo norte-americano apresentou nesta terça-feira (21) uma série de advertências sobre as consequências ruins do cigarro para a saúde, com imagens de um corpo sem vida, uma boca com cicatrizes e um pulmão negro, para destacar os riscos do fumo para saúde. As imagens vão ficar na parte de trás e da frente do maço de cigarros.

O Brasil foi o segundo país a adotar essas imagens de advertência com o objetivo de incentivar os fumantes a largar o vício. O primeiro local a adotar esse tipo de medida foi o Canadá.

Um estudo feito pelo CCD (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) em 14 países aponta que mais da metade dos fumantes já pensou em largar o fumo por causa dos textos e das imagens de alerta que aparecem nos maços de cigarros.

Segundo os cientistas, os alertas mais eficazes são as imagens de gráficos que mostram os efeitos nocivos do tabagismo, possivelmente porque eles são os melhores para evocar uma resposta emocional.

O estudo constatou que o Brasil e a Tailândia têm alguns dos maiores índices de fumantes que pensam em parar por causa das advertências.

O FDA, a agência de controle de alimentos e medicamentos americana, afirma que, a partir de setembro de 2012, vai exigir advertências enfáticas sobre os danos do fumo em todos os maços de cigarro e propagandas nos Estados Unidos.

Fumar causa 90% dos casos de câncer de pulmão nos homens e 80% nas mulheres, além de ter sido relacionado com outros tipos de tumor, segundo o FDA. As novas advertências serão anunciadas formalmente pela secretária da Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário