Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de junho de 2011

Retirada de amígdalas e adenoides melhora produção de hormônios do crescimento, diz estudo

Um estudo realizado pelo Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, aponta que a cirurgia para a retirada das amígdalas e adenoides, a adenoamigdalectomia, melhora os níveis de produção dos hormônios de crescimento IGF-1 e IGFBP-3, importantes para o desenvolvimento normal das crianças.

Vinte e seis crianças com idades de três a oito anos foram avaliadas pelos estudiosos
Vinte e seis crianças com idades de três a oito anos foram avaliadas pelos estudiosos

Para o trabalho, baseado em estudos já existentes, foram acompanhadas 26 crianças de ambos os sexos, com idades entre três e oito anos, portadoras de hipertrofia adenoamigdaliana com indicação cirúrgica. O hormônio IGF-1 foi dosado em todos os pacientes, antes e após a cirurgia.

"Acompanhamos os níveis dos hormônios do crescimento no pré e pós-operatório de crianças submetidas à adenoamigdalectomia. Após um mês da cirurgia houve aumento nos valores destes hormônios, que comprova as pesquisas de outros autores", aponta Gabriela Robaskewicz Pascoto, médica residente do serviço de otorrinolaringologia do complexo hospitalar e uma das autoras do estudo.

Os dados obtidos sugerem que o ronco e a apneia do sono resultantes da hipertrofia adenoamigdaliana interferem negativamente na produção dos hormônios relacionados ao crescimento. "Sabe-se que o hormônio do crescimento é liberado durante o sono e os níveis poderiam estar afetados em decorrência da diminuição da qualidade do sono".

O aumento fisiológico das amígdalas e das adenoides é comum durante a infância. Entretanto, quando esse aumento é excessivo, pode causar obstrução respiratória, com repercussão na qualidade do sono, alimentação e até mesmo provocando alterações no desenvolvimento da criança. Nestes casos de hipertrofia, é indicado o tratamento o cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário