Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de junho de 2011

Rio Grande do Sul adota estratégia de enfrentamento à gripe suína com prescrição de antiviral para grupos de risco

Brasília – O comitê de enfrentamento da influenza A (H1N1) – gripe suína, do Rio Grande do Sul, definiu como estratégia de combate à doença orientar os médicos do estado a prescrever remédio antiviral a todo paciente com quadro de falta de ar (síndrome respiratória aguda) e a portadores de doenças crônicas ou de grupos de risco para a doença, que apresentarem sintomas de gripe, como febre e tosse.


A orientação foi definida hoje (13), depois que foram registradas duas mortes por gripe suína em municípios gaúchos. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, o uso do antiviral é a maneira mais eficaz de conter o avanço da doença. Além das duas mortes, já foram confirmados cinco casos e identificados 134 casos suspeitos.

As mortes foram de uma mulher, de 48 anos, moradora de Anta Gorda e de um idoso, de 71 anos, em Bagé. Eles não tomaram vacina contra o vírus da gripe. A vacinação contra gripe continua para idosos, gestantes, profissionais de saúde, crianças menores de 2 anos e portadores de doenças crônicas e pulmonar – considerados grupos de risco.

A secretaria orienta a população a procurar um serviço médico assim que apresentar sintoma de gripe, como febre, tosse e dores no corpo. Para prevenir a doença, é recomendado não compartilhar objetos e talheres com doentes, manter ambientes limpos e ventilados e lavar as mãos com frequência ou higienizá-las com álcool gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário