Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rússia proíbe importações de verduras procedentes da União Europeia

Vegetais serão retirados do mercado em todo o território russo


A Rússia anunciou a proibição a partir desta quinta-feira (2) das importações de verduras procedentes de todos os países da União Europeia, após o surto de uma infecção intestinal que, segundo avaliação inicial das autoridades alemãs, teria sido causado por pepinos espanhóis.

Gennady Onishchenko, chefe sanitário russo, falou sobre o assunto à agência Interfax.

- A partir de hoje entra em vigor a proibição da importação de verduras da União Europeia. Todas as verduras produzidas na UE serão retiradas do mercado em todo o território russo.

Pouco depois do anúncio, o Serviço Sanitário da Rússia (SSR) disse que a proibição tem prazo indefinido, "até nova ordem".

Um porta-voz do SSR indicou que esses produtos serão retirados das redes comerciais de todo o país. Onishchenko, por sua vez, criticou os controles sanitários europeus, ao afirmar que o surto infeccioso que causou mortes na Alemanha "é uma mostra de que a tão louvada legislação sanitária europeia não funciona".

A autoridade russa reiterou ainda que desde o início do surto da infecção ficou claro que não foram os pepinos da Espanha a causa do problema. No entanto, "a versão dos pepinos espanhóis se divulgou de forma taxativa por todas partes durante uma semana inteira".

Em 30 de maio, a Rússia proibiu as importações de verduras procedentes de Espanha e Alemanha, e na ocasião Onishchenko advertiu que a proibição afetaria verduras de toda a UE se a situação não mudasse.

Comissão Europeia pedirá explicações à Rússia

A Comissão Europeia pedirá explicações à Rússia pela proibição das importações de verduras procedentes da União Europeia.

Frederic Vincent, porta-voz de Saúde e Consumo da Comissão Europeia, disse que o veto é "desproporcional".

- Acreditamos que a medida é simplesmente desproporcional e pediremos explicações às autoridades russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário