Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saiba como prevenir a sensibilidade dental

Especialista também orienta pessoas a tratar do problema, que afligem cerca de 28% da população segundo pesquisa da Unicamp

Comer um doce, tomar um café ou um sorvete se tornaram, em vez de um prazer, um martírio para um grande número de brasileiros por causa da sensibilidade dental. No entanto, é possível tomar algumas medidas para prevenir os incômodos ou mesmo reduzi-los.

Pesquisa recente da Unicamp com 202 pessoas aponta que 28% apresentam hipersensibilidade, situação que ocorre quando a dentina, parte do dente protegida pelo esmalte, fica exposta. O problema pode ser evitado com hábitos saudáveis.

Segundo a dentista Constanza Odebrecht, consultora técnica da FGM e professora da Faculdade de Odontologia de Joinville, a hipersensibilidade é uma resposta exacerbada a estímulos provocados por hábitos corriqueiros como a escovação dental, consumo de alimentos frios ou ácidos, entre outros.

Dicas

“Esta condição se manifesta em um em cada cinco adultos antes dos 20 anos. Nas pessoas que apresentam doenças gengivais a sua prevalência é mais elevada ainda, devido à exposição do colo dos dentes”.

Para a especialista, o consumo de alimentos ácidos como refrigerantes, sucos de laranja, molhos para salada e vinhos, além de aumentar a sensibilidade dental, pode provocar à erosão dental, e uma consequente perda progressiva de estrutura dos dentes.

“Não há necessidade de evitá-los por completo, mas consumi-los menos frequentemente. O ideal é alternar seu consumo com outros menos ácidos. Além disso, a maneira que eles são ingeridos é de igual importância. Evite bochechar e engula rapidamente ou use canudo para evitar o contato com os dentes”, ensina a dentista.

Escovação imediata após alimentar-se é ideal para prevenção de cáries, mas após a ingestão de bebidas ácidas é prudente aguardar pelo menos meia hora antes de escovar, pois o esmalte dental torna-se macio após este tipo de alimentação e pode desgastar facilmente. Outros agravantes são o uso de escovas com cerdas duras e a escovação com muita força.

Tratamento

Para ajudar quem tem o problema foi lançado no mercado nacional um produto à base de hidroxiapatita (mineral que compõe os dentes), flúor e nitrato de potássio. Além de excelente efetividade na hipersensibilidade, o produto atua na prevenção e tratamento das lesões cariosas de manchas brancas e na erosão dental.

Outra novidade são as escovas desenvolvidas especialmente para quem sofre de sensibilidade. “Com cerdas cônicas extramacias, estas escovas massageiam levemente a gengiva, sem irritar; alcançam melhor o espaço entre os dentes e a gengiva e proporcionam maior penetração e flexibilidade”, informa Gerson Grohskopf, coordenador da área de Higiene Bucal da Condor.

A dor oriunda da hipersensibilidade pode variar entre um ligeiro desconforto até à dor severa. Os níveis de dor variam entre os vários dentes envolvidos e mesmo entre os doentes, estando relacionados com a tolerância individual e a fatores físicos e emocionais. “Pode ser localizada (um ou dois dentes) ou generalizada (vários dentes), podendo afetar todos os dentes presentes”, afirma a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário