Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sais minerais – Selênio


Fontes de selênio - Os cereais, o peixe e as miudezas

Ação do selênio - Protege as membranas celulares

Está presente em todos os tecidos do nosso organismo, onde aparece ligado geralmente a estruturas proteicas. Participa nas numerosas reações que servem para proteger as membranas celulares dos efeitos nocivos das substâncias oxidantes. A vitamina E intervém em algumas destas reações.

Parece que uma carência em selênio favorece o aparecimento de cardiopatias e de tumores mas, infelizmente, os dados são ainda insuficientes para permitirem aplicações.

O teor em selênio dos alimentos varia muito consoante as zonas geográficas, dependendo da taxa de selênio contido no solo.

Os cereais, o peixe e as miudezas são bastante ricos em selênio. Encontra-se mesmo na água, mas sempre de forma variável segundo os locais.

O pouco conhecimento que temos sobre o metabolismo do selênio não nos permite, de momento, recomendar as quantidades. Mas investigações muito recentes aconselham doses abaixo de 1 mg.

Doces muito fortes de selênio (acima de 1 mg) podem ser tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário