Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de junho de 2011

Samu atua com monitoramento visual das vítimas

O Samu de Porto Alegre iniciou o monitoramento visual de pessoas que circulam pelas ruas da Capital.



O sistema de videomonitoramento é uma parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Procempa e a equipe de informática do Hospital de Pronto Socorro. A ferramenta auxilia na localização das vítimas de acidentes de trânsito e na tomada de decisão do médico regulador, que acompanha em tempo real os fatos e providencia o deslocamento da ambulância para atendimento.

O serviço funciona com um monitor previamente instalado, que apresenta um mosaico de imagens que são selecionadas e expandidas em tela inteira focando a vítima. São dezenas de câmeras Axis com Zoom ótico 26x e digital 12x localizadas em pontos estratégicos e cruzamentos de maior tráfego da cidade. A imagem é compartilhada com o Samu e a câmera é operada remotamente via software apropriado.

"Poder ver a vítima em tempo real facilita a tomada de decisão. As câmeras tem um zoom ótico e digital que permite ver no detalhe. Também facilita muito a visualização do trânsito pelo radioperador, que comanda a frota evitando trânsito e escolhendo a melhor rota. Outra aplicação foi poder identificar as cabines telefônicas (e os indivíduos) que passam trotes", explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Luciano Eifler.

De acordo com Eifler, na sala de regulação do Samu o médico pode ver as vítimas de trauma em via pública, verificar o número de vítimas no local, o amassamento dos veículos e a cinemática do acidente. "Com a aplicação do zoom é possível verificar o padrão ventilatório e lesões das vítimas, surpreender aquele solicitante que não está informando adequadamente sobre a cena do acidente, acompanhar o atendimento das equipes do SAMU em tempo real no local da ocorrência", acrescenta o médico. A segunda etapa do projeto prevê uma câmera dentro da ambulância para orientar as equipes de suporte básico no atendimento da urgência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário