Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de junho de 2011

Secretaria de Saúde do Paraná pede que população mantenha cuidados de higiene para evitar gripe suína

Curitiba – Embora o Paraná ainda não tenha registrado casos de influeza A (H1N1) – gripe suína este ano, a Secretaria Estadual de Saúde mantém o alerta à população para a necessidade de manter os cuidados de higiene, principalmente no inverno, estação em que aumentam os casos de síndromes respiratórias.

A secretaria está definindo as estratégias de enfrentamento ao vírus Influenza H1N1, que continua circulando em países da América do Sul. No final deste mês será realizada uma oficina, no Rio Grande do Sul, com representantes dos três estados da Região Sul cujo objetivo é manter uma estratégia diferenciada em relação ao enfrentamento da gripe. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a ideia é definir estratégias conjuntas de combate ao vírus para que situações como a pandemia de 2009 não se repitam.

No Paraná, a secretaria pretende manter a distribuição gratuita do medicamento fosfato de oseltamivir para todos os pacientes que apresentarem síndrome gripal.

Sezifredo Paz insiste na manutenção de algumas medidas simples que podem evitar o contágio: lavar bem as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas. O superintendente recomenda que ao sinal de qualquer sintoma de gripe o paciente procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.

O Paraná imunizou contra a gripe, na última campanha de vacinação, 80% do grupo populacional formado por gestantes, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde que atuam diretamente no atendimento a pacientes com gripe. Foram vacinadas 1,33 milhão de pessoas no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário