Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Treino que vasculariza o corpo previne hipertensão

As séries de longa duração favorecem a vascularização do corpo

Benefício é obtido com exercícios aeróbicos e séries longas de musculação

A combinação de exercícios montada por instrutores de academias costuma ter basicamente três objetivos: emagrecimento, hipertrofia (aumento de massa muscular) ou condicionamento físico. Mas é possível também elaborar um programa específico para aumentar a vascularização do corpo.

O ganho de vasos sanguíneos é uma poderosa arma contra hipertensão arterial, doença que atinge 25% da população e aumenta expressivamente o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

“O controle da pressão arterial é um benefício da vascularização porque reduz a resistência periférica à passagem de sangue”, explica Denis Foschini, fisiologista do exercício da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Além disso, a vascularização muscular está na lista de recursos contra outros problemas de saúde, especialmente aqueles ligados às deficiências de circulação, como varizes, doenças do coração e cicatrização de tecidos periféricos.

No quesito estético, o benefício da vascularização ainda é incerto. “Não podemos afirmar que uma melhor circulação influencia significativamente o metabolismo ou os processos de emagrecimento e hipertrofia”, alerta o fisiologista.

Tais processos são muito complexos. “Eles dependem de muitos fatores como alimentação adequada, prática de exercícios, qualidade do sono, de fatores hormonais e genéticos, entre outros”, enumera.

Contudo, existe a hipótese da vascularização contribuir com o processo, sendo um elemento favorável entre muitos outros. “Somado aos demais fatores, esse benefício contribui para o aumento do condicionamento físico, desde que a função do sistema cardiovascular e respiratório também melhorem, para o emagrecimento e para a hipertrofia muscular”, esclarece o fisiologista.

A vascularização aumentada poderia influenciar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura, aponta o professor Marcio Acoaviva, da Needs Academia. Este efeito é mais fácil de ser verificado quando a pessoa está tentando aumentar a vascularização com atividades aeróbias.

A realização delas com certa regularidade é capaz de aumentar o metabolismo de repouso (basal) proporcionando maior queima de calorias. Contudo, o impacto sobre o metabolismo ainda é atribuído aos exercícios regulares, enquanto o papel da vascularização apareceria como secundário.

Estratégias de vascularização

Os exercícios aeróbicos são os mais citados por especialistas como estratégias eficazes para aumentar a vascularização do corpo. “A atividade aeróbia aumenta a função dos vasos pré-existentes e o número de vasos (processo conhecido como angiogênese)”, explica o professor da Umesp. Em geral, a atividade também melhora o retorno venoso, ou seja, o retorno do sangue ao coração e assim pode ser considerada uma aliada contra a progressão das varizes em mulheres.

Já os exercícios de musculação têm um foco mais específico. “A musculatura trabalhada se adapta, mas o trabalho deve ser com cargas (intensidade) leves e moderadas e as repetições (volume) em maior quantidade”, explica José Francisco Daniel, professor da faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

Isso faz a musculação seguir o mesmo princípio das atividades aeróbias, segundo o professor, só que proporciona uma vascularização localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário