Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de junho de 2011

Veja dicas de como manter um sorriso bonito

Cuidar dos dentes, da gengiva e de tudo que se relaciona à saúde bucal ajuda a evitar vários problemas de saúde e ainda produz uma aparência bem mais jovial. Carlos Dantas, especialista em implantodontia e prótese dentária (estética), dá algumas dicas de como ter um sorriso bonito.

Cuidar da saúde bucal ajuda a evitar doenças e dá aparência mais jovial

1) Alimentos ácidos
Refrigerante à base de cola, mesmo diet ou zero, vinho tinto, vinagre e frutas cítricas, como limão e laranja causam erosão dentária, ou seja, desgastam o esmalte do dente.

2) Alimentos doces
Eles não devem ser ingeridos à noite, pois alteram o nível do ph da saliva, tornando o ambiente mais ácido, propenso ao crescimento da bactéria da cárie. Os doces devem ser ingeridos, no máximo, uma vez ao dia. Ou seja, é melhor ingerir 500 gramas de doce de uma vez do que ingerir 100 gramas cinco vezes ao dia. Isso porque, ao ingerir mais vezes, não dá tempo de o ph salivar voltar ao normal, o que torna a flora bucal mais propensa à cárie.

3) Sangramento gengival
Não ignore o sangramento gengival que acontece na hora do uso do fio dental ou na escovação. Isso se deve a uma inflamação da gengiva (gengivite), causada pela placa bacteriana, uma película esbranquiçada que se desenvolve com o acúmulo de microorganismos dos alimentos em decomposição, devido à limpeza mal feita dos dentes. É extremamente importante exames regulares, de seis em seis meses, e a limpeza dos dentes em consultório. Da mesma forma, é crucial a higiene bucal em casa.

4) Dentes limpos em casa
Escove-os sempre após as refeições. Escovar logo depois de acordar, antes do café da manha, é essencial, isso remove a formação noturna da placa bacteriana e melhora o hálito. Use sempre o fio dental após as refeições, antes da escovação e nunca deixe de usá-lo também à noite, antes de dormir. Essa é a hora mais importante. Raspe também a língua para remover a saburra lingual. Evite pastas abrasivas. E não use muita pasta de dente na escova.

5) Bochechos
Os produtos específicos para bochechos são antissépticos e antimicrobianos bucais, que diminuem a inflamação gengival, a halitose (mau hálito), a placa bacteriana e a incidência de cárie, mas não devem ser usados frequentemente. Use por períodos curtos. No máximo, três meses. Tendem a ressecar a mucosa e alterar o ph da flora bucal. Dê preferência aos sem álcool, com ingredientes ativos à base de cetilpiridínio ou triclosan adicional do flúor.

6) Higiene oral para fumantes
Fumar prejudica a chegada do fluxo sanguíneo aos tecidos periodontais, impedindo a formação de células de defesa imunológica e a proteção contra as bactérias periodontais. Este ainda tem outro ponto negativo que influencia outras partes do corpo, ele inibe a recuperação dos tecidos gengivais após alguma cirurgia. Assim, o fumante precisa o dobro dos cuidados com a higiene oral. Escovar os dentes logo após as refeições e acender o cigarro somente após a higiene oral diminui o acúmulo de nicotina nos dentes. A visita ao dentista, para manutenção bucal (limpeza), deve ser de três em três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário