Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vinagre faz bem à saúde e ajuda a emagrecer

Especialistas recomendam dose de duas colheres de sopa diárias

Vinagre: além de benefícios à saúde e ao bem-estar, ajuda a emagrecer

Ele é essencial no tempero de uma boa salada, dá um toque especial em diversos pratos, tem grande variedade de sabores e faz bem à saúde. Nos Estados Unidos, o vinagre já virou item indicado por médicos, principalmente para quem tem diabetes. Um estudo conduzido pela professora de nutrição Carol Johnston, da Arizona State University, analisou a interferência desse alimento no funcionamento das enzimas sobre os carboidratos.

A pesquisa descobriu que tomar vinagre de maçã na hora de dormir afeta favoravelmente os níveis de glicose no sangue no momento de acordar. A redução nesses níveis foi de 6%. Julian Whitaker, criador do Instituto de Bem-Estar que leva seu nome, já adotou a rotina. “Existem indícios que fazem com que eu o incorpore à minha rotina”, afirma ele, em seu site.

As substâncias contidas no vinagre também ajudam a prevenir problemas digestivos, além de melhorar as dores da artrite, câimbras, dor de ouvido e problemas urinários. Cal Orey, especialista em nutrição e escritora, relata, em seu livro “O poder de cura do vinagre”, outros componentes presentes nesse alimento e suas propriedades.

“O betacaroteno é um poderoso antioxidante e ajuda a neutralizar as moléculas de radicais livres que transformam as células saudáveis em cancerosas. O boro ajuda no fortalecimento dos ossos, o cálcio regulariza a contração muscular, as enzimas cooperam na digestão, além das fibras, que bloqueiam a absorção de gordura, reduzindo o colesterol, o risco de cardiopatia e a pressão alta. Além de conter ferro de uma forma fácil de digerir e absorver”, relata.

Cada xícara de vinagre contém 240mg de potássio, o mineral ajuda a combater a fadiga e dá mais vitalidade. Mas justamente por conter esse alto índice, ele não é indicado com freqüência para quem tem restrições alimentares ao potássio, como insuficientes renais.

Para emagrecer

Carol Johnston tem pesquisado os efeitos benéficos do vinagre nos últimos três anos. Em um desdobramento à longo prazo de sua mesma pesquisa, ela conseguiu identificar propriedades que ajudam a emagrecer. Durante quatro semanas, um grupo de pessoas tomou duas colheres de vinagre diluídas em meio copo de água antes das refeições principais. A perda de peso variou de dois a quatro quilos.

O Central Research Institute, do Japão, comprovou - em um estudo - que o ácido acético, componente do vinagre, suprime a acumulação de gordura. Três grupos com o mesmo índice de massa corpórea (IMC) e circunferência abdominal passaram 12 semanas em tratamento. O primeiro grupo recebeu uma mistura de com 15ml de vinagre, o segundo com 30ml e o terceiro sem nada. Nos dois grupos que tomaram a mistura que continha esse ingrediente foi observada uma redução significativa. A avaliação dos pesquisadores é que um o vinagre pode ser uma opção barata para a prevenção da síndrome metabólica, reduzindo a obesidade.

Cuidados

Vale a pena ressaltar que o vinagre é ácido e pode irritar a garganta e a boca se consumido em grande escala. Além disso, há risco de interação com medicamentos como suplementos ou diuréticos ou insulina. O alerta é a da nutricionista Katherine Zeratsky, da Clínica Mayo, dos Estados Unidos.

http://saude.ig.com.br/alimentacao/vinagre+faz+bem+a+saude+e+ajuda+a+emagrecer/n1597043229524.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário