Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vítimas do medicamento anticolesterol podem processar a Bayer nos EUA

Baycol, retirado do mercado em 2001, é acusado de provocar mortes


As vítimas do medicamento anticolesterol Baycol, retirado do mercado em 2001, pela Bayer, estão autorizadas a abrir um processo coletivo para obter uma idenização pelos danos causados, decidiu por unanimidade nesta quinta-feira (16) a Suprema Corte dos Estados Unidos.

Lançado no mercado em 1997, o Baycol provocou a morte de 31 americanos, quatro anos depois de seu lançamento.

Segundo especialistas, as mortes foram decorrentes dos potentes efeitos colaterais do medicamento, que causavam o bloqueio dos músculos abdominais e geravam falhas no sistema renal.

Com a decisão, a Suprema Corte resolveu o litígio jurídico que impedia as vítimas da Virgínia Ocidental de buscar uma reparação econômica pelos danos provocados pelo medicamento.

Após o escândalo, as múltiplas demandas judiciais haviam sido centralizadas em um tribunal federal de Minnesota.

As três vítimas da Virgínia Ocidental que se apresentaram perante a Suprema Corte já haviam pedido a um tribunal de seu Estado que fosse permitida a realização de um proceso coletivo, mas o pedido havia sido negado.

A Bayer, no entanto, diz que o processo é inadmissível, já que o mesmo juiz federal encarregado do caso, em Minnesota, havia indeferido o pedido feito pelas vítimas da Virgínia Ocidental, em agosto de 2005.

A Bayer ganhou a causa em primeira instância e também a apelação, mas perdeu na Suprema Corte nesta quinta-feira (16).

O grupo farmacêutico disse estar "decepcionado" com a decisão da Suprema Corte.

- A Bayer continuará se defendendo.

Para a Suprema Corte, o Tribunal Federal "foi além de suas funções" ao proibir a demanda coletiva em nível local. O caso deverá voltar ao tribunal de primeira instância da Virgínia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário