Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 12 de junho de 2011

Você sabe o que é camisinha, mas não sabe como utilizar? Confira as principais dúvidas sobre o uso do preservativo

Camisinha. Todos sabem o que é e para o que serve. Contudo, o uso do preservativo ainda gera muitas dúvidas entre os homens, principalmente nos jovens, que estão iniciando a vida sexual. Fazer sexo com segurança não só evita o problema de uma gravidez indesejada, mas protege o casal de uma DST (Doença Sexualmente Transmissível).


Para se ter uma ideia, dados oficiais apontam que no Brasil existem 630 mil pessoas com Aids. São diagnosticados 35 mil novos casos por ano – um número que mostra uma certa estabilidade, justamente pelo uso do preservativo.

Afinal, você sabe como é a melhor forma de colocar a camisinha? E se usar duas delas, aumenta a segurança? Sexo oral pode ser feito sem preservativo? Para esclarecer todas essas dúvidas, o eBand conversou com o urologista Paulo Egydio, que afirma que com cuidados básicos o homem pode manter uma relação segura e sem sustos.

Doutor Paulo, os preservativos são 100% seguros na prevenção de uma DST?

Os preservativos não são 100% seguros, mas trazem uma segurança muito grande desde que usados de forma correta. Uma coisa é o produto, outra é fazer mau uso dele. E assim é tudo na vida. A segurança também está ligada não só ao produto, mas no uso correto dele.

Como deve ser a utilização?

A camisinha deve ser colocada quando o pênis estiver ereto. Aperte a ponta para retirar o ar e desenrole até a base do pênis. Use lubrificante a base de água, para que não haja rompimento da camisinha.

Quem tem alergia ao látex não deve usar preservativo?

É preciso ver se a alergia vem do látex ou do lubrificante da camisinha. A ideia é tentar usar a camisinha sem lubrificante para ver se a alergia continua. Se persistir, poderá fazer a compra de camisinhas de silicone.

A alergia ao látex não é tão frequente, mas uma forma de minimizá-la é: lavar a vagina e o pênis com água e sabão após o ato sexual. Feito este procedimento, mesmo as pessoas que têm certa alergia ao látex, vão tolerar mais.

O uso de preservativo é dispensável em relações estáveis?

Não, ele pode ser usado como planejamento familiar. Em relações estáveis, o casal que não precisa se proteger de doenças sexualmente transmissíveis pode iniciar um ato de penetração, mesmo sem preservativo e, antes de qualquer manifestação de orgasmo, colocar o preservativo e ejacular dentro.

Usar duas camisinhas reduz a chance de engravidar ou contrair DST?

Não, é uma questão desnecessária. Não é somar duas ou três para não romper. O rompimento é baseado no mau uso. O cuidado no colocar, a lubrificação adicional na ponta, a retirada logo depois da ejaculação e a higienização também evitam doenças sexualmente transmissíveis.

Para sexo oral não é necessário o uso de preservativo?

Se não conhece a parceira, o ideal é que seja feito com preservativo tanto para proteção dela quanto para ele. Existem várias doenças transmissíveis pelo sexo oral. Excepcionalmente pode transmitir o HPV, que causa verrugas genitais dentro da boca.

Camisinha atrapalha e incomoda mais na primeira transa?

Depende. Para as pessoas se habituarem ao uso da camisinha, eu sou partidário de que: na masturbação, coloque a camisinha e se masturbe com ela. É bom fazer testes de uso para verificar sobre visão como funciona e se está usando de forma correta.

Quem usa camisinha com espermicida não precisa utilizar outros métodos contraceptivos?

A camisinha com espermicida tem a tendência de matar o espermatozoide, mas se não tiver contato adequado do espermicida com o sêmen não é seguro. É mais um auxílio. Teoricamente aumenta a chance de evitar uma gravidez indesejada.

Preservativos com sabor aumentam as chances de uma possível alergia?

Pode aumentar de acordo com a química que existir. Teoricamente pode ter alergia tanto pelo látex quanto por essas substâncias. Não quer dizer que vai ter, mas aumenta a chance.

O preservativo pode perder o prazo de validade se não for bem armazenado?

Sim. Não o coloque no porta-luvas do carro exposto ao sol e nem o deixe guardado por muito tempo na carteira. Isso pode perder a essência da borracha. Por isso, é bom cuidar de acordo com as especificações da fabricante.

A camisinha feminina pode ser colocada com maior antecedência em relação ao ato?

Sim. A parceira introduz bem no fundo da vagina. Ela fica com uma “lapela” que protege os grandes lábios e evita que o preservativo fique preso na vagina. A camisinha feminina pode ser colocada antes ou no momento da relação sexual.

Não é necessário o uso do preservativo durante a menstruação?

Não. Durante o período menstrual, a chance de engravidar é menor. Em compensação, existe um contato com o sangue e, se for uma parceira que você não conhece, tem maior chance de transmitir DST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário