Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de setembro de 2011

HC e empresas privadas fecham parceria para área de ortopedia

Acordo prevê a implantação de dois laboratórios para o desenvolvimento de produtos de terapia celular e aplicações na ortopedia

Cryopraxis e CellPraxis, do grupo Axis Biotec, formalizam acordo de cooperação com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da USP com o objetivo de traduzir as mais avançadas pesquisas com células-tronco, biomateriais e medicina regenerativa em produtos e procedimentos terapêuticos mais eficazes, seguros e inovadores.

O acordo prevê a implantação de dois laboratórios validados dentro das boas práticas para o desenvolvimento de produtos de terapia celular e aplicações na ortopedia. As empresas privadas trarão sua experiência na tradução de pesquisas em produtos, assim como da gestão de processos industriais dentro das boas práticas de fabricação e controle aplicadas às finalidades dos projetos a serem incluídos na parceria.

Os serviços a serem prestados incluem o processamento, a diferenciação e a expansão de células capazes de regenerar ossos e cartilagem, o desenvolvimento de novos biomateriais, assim como a padronização da produção e controle de produtos biológicos de uso do IOT.

Um dos laboratórios ficará no centro cirúrgico, para atender os casos em que a coleta de células-tronco será feita para uso imediato. O outro, construído na área laboratorial do 8ª andar do prédio, vai receber pesquisas com o objetivo de produzir biomateriais (como implantes ou parafusos que podem ser absorvidos pelo organismo) associados a células-tronco. Lá, também serão feitos processamento, diferenciação e expansão celular para regenerar tecidos (cartilagem, osso, tendão). A previsão é que os dois laboratórios estejam em pleno funcionamento até dezembro de 2012.

“Este é um dos modelos mais eficientes da cooperação entre os setores público e privado, por permitir a troca de experiência e conhecimento entre os participantes do convênio, além da geração e disponibilização de novos produtos e serviços para a comunidade médica e a população em geral”, ressalta, em comunicado, o presidente da Cryopraxis, Eduardo Cruz.

A parceria atenderá também a comunidade científica do IOT, procurando levar os conceitos de patenteabilidade, gestão de assuntos regulatórios, gestão do processo de escalonamento da produção, gestão de questões e até mesmo de mercados e oportunidades estratégicas.

“A comunidade médica e acadêmica adquire uma imensa quantidade de conhecimento ao longo de sua trajetória profissional. Uma parceria como essa será um facilitador na transformação de conhecimento em produtos que beneficiem a sociedade como um todo”, ressalta o presidente do Conselho Diretor do IOT, Gilberto Luis Camanho.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário